Liga das Nações vôlei feminino 2022: Itália vence e Brasil fica com prata

Equipe italiana venceu por 3 a 0 as brasileiras na final da temporada

A Itália é a grande campeã da Liga das Nações vôlei feminino 2022! Com pressão total, as italianas venceram o Brasil por 3 sets a 0 neste domingo, 17 de julho, jogando em Ankara, na Turquia. O título é inédito para a equipe de Egonu, mas é a terceira prata na competição para as brasileiras. Confira como foi a grande final na temporada.

Final da Liga das Nações vôlei feminino 2022: Brasil é prata e Itália campeã

Por 3 sets a 0, a Itália venceu a Liga das Nações vôlei feminino 2022! Em uma temporada explosiva, as italianas chegaram como favoritas depois de terminarem em terceiro lugar na primeira fase com 29 pontos.

Na fase eliminatória superaram a China e depois a Turquia na semifinal. Este é o primeiro título das italianas na competição internacional, que ganharam inclusive este ano o Campeonato Europeu de vôlei feminino.

 

Como foi o jogo Itália x Brasil na final da Liga das Nações vôlei feminino 2022?

Jogando em Ankara, na Turquia, as seleções de Itália e Brasil disputaram a final da Liga das Nações 2022 no vôlei feminino. De um lado, as italianas batem as turcas na semifinal, enquanto as brasileiras superaram a Sérvia.

Egonu foi o grande destaque da final na temporada. No primeiro set, partida apertada entre as duas equipes. A Itália abriu vantagem logo no início, enquanto as brasileiras chegaram a conquistar alguns pontinhos, mas sem ao menos levar pressão para as rivais.

O bloqueio das italianas funcionou perfeitamente, mas elas também cometeram alguns erros. O Brasil revidou com ace, e bons saques. No finalzinho, por 23 a 25, a Itália conseguiu segurar a vantagem e fechou o set.

Final da Liga das Nações vôlei feminino 2022
Egonu foi destaque da Itália Foto; Reprodução / SporTV Oficial

No segundo set, novamente pressão italiana. Desta vez a força da equipe da Europa apareceu muito mais, com as brasileiras não conseguindo passar ou sequer abrir a vantagem. Kisy apareceu bem para o Brasil, assim como Gabi. Na contramão, Egonu fez belíssima partida e, por 25 a 22, a Itália fechou o segundo set.

O terceiro set poderia ser decisivo para as italianas. A Itália novamente começou bem abrindo grande diferença para as adversárias. O elenco de Zé Roberto Guimarães mostrou reação enquanto a Itália tinha quatro pontos de vantagem, com 18 a 14.

Bozetti apareceu para pressionar o Brasil e ficando cada vez mais próximo do primeiro título. Na reta final, entretanto, o Brasil chegou a 20 a 20, ponto por ponto para os times, com erro de Egonu. No entanto, o elenco brasileiro não conseguiu segurar a qualidade extrema das italianas e, por 25 a 22, a Itália foi campeã da Liga das Nações vôlei feminino 2022 pela primeira vez!

Final da Liga das Nações vôlei feminino 2022
Itália venceu a Liga das Nações. Foto; Reprodução / SporTV Oficial

Classificação Liga das nações de vôlei feminino 2022

Confira como ficou a classificação completa da primeira fase no torneio.

 

1 Estados Unidos – 32 pontos
2 Brasil – 29 pontos
3 Itália – 29 pontos
4 China – 26 pontos
5 Japão – 25 pontos
6 Sérvia – 23 pontos
7 Turquia – 23 pontos
8 Tailândia – 15 pontos
9 República Dominicana – 14 pontos
10 Alemanha – 14 pontos
11 Holanda – 14 pontos
12 Canadá – 12 pontos
13 Polônia – 12 pontos
14 Bulgária – 12 pontos
15 Bélgica – 8 pontos
16 Coréia do Sul – 0 ponto

Equipes campeãs da Liga das Nações de vôlei feminino

Com três ouros, a seleção dos Estados Unidos é o maior campeão da Liga das Nações de vôlei feminino. A equipe venceu em 2018, 2019 e 2021. Agora, terá a Itália para fazer frente em busca do título.

O primeiro torneio da Liga das Nações foi disputado em 2018, na China. O ouro, no entanto, ficou com os Estados Unidos ao vencer a própria Turquia. O torneio é um conjunto da Liga Mundial com o Grand Prix pela FIVB.

O Brasil tem três medalhas de prata, em 2019, 2021 e agora 2022. Em 2020, o torneio não aconteceu por conta da pandemia do Covid-19.

Confira todos os campeões da Liga das Nações de  vôlei feminino.

 

  • Estados Unidos – 3 ouros
  • Itália – 1 ouro
  • Brasil – 3 pratas
  • Turquia – 1 prata e 1 bronze
  • China – 3 bronzes
  • Sérvia – 1 bronze

 

+ Pan Americano de Ginástica 2022: como foi o ouro do Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes