Como usar o FGTS na compra da casa própria

Valor depositado na conta do trabalhador pode pagar a entrada de um financiamento, parte da compra ou prestações

O trabalhador que tem saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e dívida de crédito imobiliário com banco pode usar o saldo da conta vinculada de diversas formas para o pagamento da casa própria.

E não apenas em contrato de empréstimo já em andamento. Vale também para quem quer comprar um imóvel residencial com a contratação de financiamento ou construir um imóvel para morar. O dinheiro depositado no fundo pode ser usado como entrada do financiamento, parte do pagamento de uma parcela do valor do imóvel.

O mutuário pode utilizar o saldo depositado na conta vinculada do FGTS ainda para a quitação parcial ou total do saldo devedor do financiamento imobiliário. Essa permissão é válida apenas para o pagamento de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com recursos captados por meio da caderneta de poupança.

Outra opção de uso do FGTS é para o pagamento das prestações mensais. O mutuário pode utilizar o dinheiro da conta vinculada para o pagamento de até 80% do valor da prestação mensal por até 12 meses consecutivos, com possibilidade de renovação. O uso é permitido para imóveis financiados pelo SFH. Os restantes 20% do valor devido não coberto pelo FGTS devem ser pagos com recursos próprios.

Saque digital do FGTS

O saque digital do FGTS é um serviço que a Caixa criou para que o titular da conta vinculada tenha mais conforto, segurança e comodidade para fazer o resgate de seu fundo. Basta que o trabalhador acesse o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e peça o saque indicando uma conta de sua titularidade para depósito em qualquer banco. O valor estará disponível na conta, sem custo, em cinco dias.

O procedimento é totalmente digital e evita que o trabalhador tenha de se deslocar até uma agência bancária para fazer pedido de saque. Embora a funcionalidade do sistema esteja à disposição do trabalhador desde fevereiro desde 2020, o serviço ganha maior destaque nestes tempos de pandemia do coronavírus, que exige distanciamento social para evitar aglomerações que aumentam o risco de transmissão do vírus.

A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadram em uma das modalidades de saque previstas em lei: demissão sem justa causa; rescisão de contrato por força maior; rescisão por falência; suspensão do trabalho avulso; aposentadoria ou idade superior a 70 anos; doenças graves ou em estado terminal; morte do trabalhador; três anos desempregado; compra da casa própria.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes