Dicas para inquilino renegociar o aluguel em tempos de pandemia

Atitudes simples, como mostrar que renda encolheu, podem fazer a diferença na hora de conversar com propiretário

No setor de locação, a situação não está confortável para proprietários de imóveis nem para inquilinos. A pandemia, que virou de cabeça para baixo a vida de todo mundo, vem exigindo de ambos os lados o diálogo, A tentativa é encontrar as melhores soluções para aqueles casos em que o valor do  aluguel ficou apertado dentro do orçamento.

A Arbo Imóveis, um marketplace do mercado imobiliário, preparou um roteiro para que a conversa seja bem-sucedida com o dono do imóvel ou a imobiliária, e termine em acordo. São dicas como argumentos que se pode apresentar para conseguir um acordo até a postura mais adequada para o inquilino adotar no encontro. Veja a seguir:

 

Roteiro para inquilino negociar com proprietário

1- Construa relações de confiança

Para uma negociação com mais chances de sucesso é necessário que a relação entre inquilinos e proprietários seja baseada em confiança mútua. Isso facilita as tratativas na hora de resolver determinados problemas, principalmente em um momento de crise econômica.

Caso o imóvel tenha sido alugado por intermédio de uma imobiliária e o inquilino percebeu que as contas vão ficar muito apertadas, vale a pena procurá-la com antecedência e explicar a situação com clareza. Certamente a imobiliária estará aberta a conversar para encontrar a melhor solução.

2- Reúna bons argumentos

Na hora de negociar o aluguel, é importante ter um argumento consistente para demonstrar ao outro lado a situação financeira e convencê-lo a entrar em um acordo.

3- Mostre que a renda diminuiu

Se o inquilino tem os pagamentos em dia, mas está com dificuldades de cumpri-los, convém apresentar ao proprietário ou à imobiliária o tamanho desse prejuízo. Há pelo menos duas opções para lidar com esta situação. A primeira é propor o congelamento de algumas parcelas por um prazo definido. Após esse prazo, o pagamento das parcelas congeladas seria diluído nas mensalidades seguintes. Essa estratégia também serve para os aluguéis que já estão em atraso.

A segunda possibilidade é propor uma redução temporária no valor do aluguel. Em muitos casos, os inquilinos conseguem abatimentos entre 20% e 50%. Caso seja esse o caminho escolhido, tenha cautela na negociação e não ameace deixar o imóvel por falta de acordo, pois o proprietário pode ficar irredutível e complicar ainda mais a situação.

4- Reforce que é um bom inquilino

Esta é a situação em que as vantagens na negociação aumentam. O inquilino exemplar, que cuida bem do imóvel, paga as mensalidades em dia e está nele há muito tempo deve colocar isso à mesa de negociação. Muito difícil o proprietário abrir mão de um inquilino com essas características em detrimento de um novo locador, desconhecido em um primeiro momento. Por isso, reforçar esse ponto, ressaltando a relação de confiança mútua, é um ponto ganho. Esse tipo de argumentação certamente trará bons resultados, porque, para o locador, não faz muito sentido trocar o certo pelo duvidoso em um momento de crise.

5- Reconheça que a negociação é importante

A essa altura, o ideal é que o inquilino vá para a negociação com uma proposta bem definida para fazer ao proprietário.  No entanto, é importante reconhecer que ele também tem suas necessidades e certamente já tem sua própria proposta a fazer. Por isso, convém também mostrar-se disposto a ouvir as diversas possibilidades e a analisá-las com calma.

6- Controle as emoções

Quando nos deixamos levar pelas emoções, podemos ter atitudes intempestivas que só servem para criar conflito. Na hora de negociar aluguel, falhar nesse aspecto é criar um ambiente tão negativo e tornar as tratativas insustentáveis.

Por mais que as divergências pareçam grandes, o caminho para alinhar as expectativas é manter uma postura positiva. Evitar falar alto ou demonstrar nervosismo, por exemplo. Na pior das hipóteses, o outro lado pode se sentir tão acuado que simplesmente não haverá mais condições de dialogar.

Embora a lei não obrigue imobiliárias e proprietários a reduzirem o valor do aluguel determinado em contrato, um diálogo transparente pode ajudar muito, já que o momento atual atinge a todos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes