Projeto de lei que suspende despejo em 2021 vai a votação no Senado

Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, proposta que assegura o direito à moradia até final deste ano

Um projeto de lei que proíbe despejos ou desocupações de imóveis até o fim de 2021 e também suspende os já determinados desde 20 de março do ano passado, ainda que não concluídos, foi aprovado na Câmara dos Deputados, no último dia 18. Trata-se do Projeto de Lei 827/20, que tramita no Congresso com outras 22 propostas contendo objetivo semelhante. O plenário da Câmara aprovou substitutivo do deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), que reúne os textos e proíbe os efeitos de atos ou decisões de despejo, desocupação ou remoção forçada coletiva de imóveis públicos e privados situados em áreas urbanas e rurais.

A suspensão vale tanto para imóveis residenciais quanto para os corporativos. No caso de ocupações a determinação não se estende a ações de desocupação já concluídas na data em que a lei, se aprovada, for publicada no Diário Oficial.

A proposta é de autoria dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e professora Rosa Neide (PT-MT). “O projeto protege os mais vulneráveis, aqueles que passam fome e ainda têm de arranjar dinheiro para pagar o aluguel'', diz Natália. Segundo Janones, a suspensão contribui para que pessoas cumpram as medidas de isolamento, “garantindo o direito básico de preservação da vida e dando segurança jurídica nesse período de pandemia”.

A proposta será enviada ao Senado e, se passar, vai à sanção presidencial. Uma vez aprovado no Senado, o projeto impedirá a realização de medidas preparatórias ou negociações, que serão adiadas para datas posteriores a 31 de dezembro de 2021. Nos termos do texto proposto, desocupação ou remoção forçada coletiva é toda retirada definitiva ou temporária de indivíduos e famílias de casas ou terras ocupadas sem a garantia de outro local para habitação isento de nova ameaça de remoção.

No caso, a  nova habitação a ser oferecida como alternativa ao despejo deve atender aos seguintes requisitos: serviços básicos de comunicação, energia elétrica, água potável, saneamento, coleta de lixo, estar em área que não seja de risco e permitir acesso a meios habituais de subsistência, como o trabalho na terra ou outras fontes de renda e trabalho.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes