Que cuidados ter na compra e venda de carro usado

Além de conferir a documentação é preciso verificar se o veículo não possui restrições junto ao Detran

O negócio com carro usado é uma transação simples, de acerto entre as partes, que não exige aparentemente muita burocracia, como no caso de compra e venda de um imóvel.  A facilidade, contudo, é apenas aparente e quem não seguir todo o roteiro de etapas exigido pelo negócio pode ter problemas. Portanto, todo cuidado é necessário para evitar dores de cabeça futuramente. Tanto para quem vende quanto para quem compra.

Veja as novas regras de trânsito 2021O exame da documentação do veículo é o primeiro passo, já que pode haver restrições judiciais que impedem sua venda. Uma consulta ao Detran indica se está tudo em ordem para a transferência. Se houver impedimento legal para a transação e tiver dado algum valor como entrada, o comprador poderá ter dificuldades para ter o dinheiro de volta.

Deve haver uma conferência da documentação na compra de um carro usadoEventuais transtornos para o vendedor ocorrem, em geral, quando não é feita a transferência de propriedade.  Se houver alguma ocorrência com o veículo ou se for envolvido em  acidente, o registro no órgão de trânsito apontará o vendedor como  proprietário, e a responsabilidade recairá sobre ele.

Apenas essas duas situações, não tão incomuns, já deixam claro a necessidade de uma transação segura, que siga todos os procedimentos adequados, para que comprador e vendedor de veículo usado não tenham problemas. Mas os cuidados vão além.

Quem pensa comprar um carro usado deve pesquisar uma possível existência de débitos e restrições ou qualquer outro tipo de registro no órgão de trânsito. Veja se é possível obter essas informações em serviço online pelo site da repartição de trânsito. O Detran de São Paulo possibilita essa consulta com o número do Renavan e a placa do veículo.

Caso esse serviço online de consulta não esteja disponível, será preciso ir pessoalmente ao departamento de trânsito com o Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A pesquisa é gratuita.

Convém conferir ainda se as inscrições do chassi gravadas no veículo conferem com o número do documento. Alguns Detrans não cobram nada por essa vistoria sobre possível existência de adulteração.

É possível queimar etapas pedindo ao vendedor um extrato sobre a situação do carro, com dados como licenciamento, débitos, restrições. Apenas o dono do veículo pode pedir esse relatório ao órgão de trânsito.

O comprador de carro usado tem 30 dias para fazer a transferência. Quem desrespeitar o prazo é enquadrado em infração grave, paga R$ 127,69 de multa e acréscimo de cinco pontos na CNH. O vendedor também precisa comunicar a venda do veículo ao departamento de trânsito local, pessoalmente ou pela internet, se esse serviço estiver disponível.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes