Reajuste do aluguel em abril é de 31% pelo IGP-M. Negocie

Apenas no mês de março, alta do índice foi de 2,95%, elevando o reajuste dos contratos de locação para nível fora das condições financeiras do brasileiro neste momento

O reajuste do aluguel em abril, em contratos vinculados ao IGP-M, é de 31,1%. Esse é o porcentual que corresponde à variação acumulada pelo índice em 12 meses, de abril do ano passado a março deste ano.

Só em março, a alta do IGP-M ficou em 2,95%, elevando o reajuste dos contratos de locação para um nível totalmente deslocado da real condição do bolso do brasileiro.

Para ter uma ideia do tamanho e peso do reajuste, um aluguel de R$ 2 mil passaria para R$ 2.622,00. Acontece que os reajustes da renda do inquilino, salário ou aposentadoria, estão acontecendo, quando muito, de acordo com a inflação medida por outros índices como o IPCA ou o INPC. Tanto um como outro vem rodando em níveis entre 3% e 4%.

O IGP-M está totalmente descolado dos demais indicadores por refletir mais o comportamento dos preços no atacado, enquanto os IPCA ou INPC estão ligados ao avanço dos preços ao consumidor final.

Reajuste do aluguel - Acordo é a melhor saída

Inquilinos que têm o contrato amarrado ao IGP-M, e com atualização em março de cada ano, não contam com outra saída senão tentar uma negociação com o proprietário para evitar a aplicação total do reajuste do aluguel. O próprio mercado já vem tomando a iniciativa de fazer os devidos ajustes para contornar essa situação descabida no segmento de locação.

Muitas imobiliárias já sugerem a troca do indexador para o IPCA, que mede a inflação oficial, ou o INPC, ambos calculados pelo IBGE para promover o reajuste de aluguel. Outras, a adoção de um aumento que possa contemplar os interesses do proprietário e as condições de pagamento do morador.

As iniciativas têm o objetivo de manter a locação. De um lado, não interessa ao proprietário bater o pé para a aplicação de um reajuste exorbitante dentro do atual contexto social e econômico do País; de outro, é uma situação complicada para o inquilino ter de procurar outro imóvel em meio à pandemia.

O proprietário tem de ponderar se o inquilino paga em dia ou se cuida e preserva o imóvel. O mais indicado parece ser ceder, adotando um aumento compatível com a situação financeira do inquilino. O risco de não ser maleável é ficar com o imóvel desocupado por muitos meses e com despesas de manutenção, como o IPTU, condomínio, entre outras.

Vai valer a pena até mesmo suspender o pagamento por determinado período, ou reduzir o valor do aluguel para o inquilino que teve sua renda reduzida ou o contrato de trabalho interrompido em consequência da crise sanitária que vivemos. Nada como uma conversa com muita transparência entre as partes.

Ao mesmo tempo, o inquilino que tem sua vida toda ajeitada em determinado imóvel pode topar uma correção,  de acordo com o seu orçamento, ao perceber que o proprietário precisa do aluguel para se manter.

Aplicação do reajuste não é obrigatória

Embora nos contratos haja a previsão de reajuste do aluguel a cada ano, não há obrigatoriedade de sua aplicação. Essa é uma decisão que cabe ao proprietário. Ele pode optar por não aumentar o aluguel, mas se determinar que haja o aumento integral, o inquilino terá de concordar se quiser permanecer no imóvel.

Um aspecto favorável ao inquilino, no momento, é a grande oferta de imóveis para a locação. O ideal é mesmo o acordo, mas, se não houver consenso, o inquilino não deverá encontrar dificuldades para encontrar um outro imóvel dentro do mesmo bairro e nos mesmos padrões àquele onde mora.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes