Sabia que conta corrente gratuita é seu direito? Veja como solicitar

Aderir a uma conta corrente gratuita pode gerar uma economia considerável. Por vezes, se paga tarifas a cada mês para o banco por serviços que não se usam com frequência.

Aderir a uma conta corrente gratuita pode gerar uma economia considerável. Por vezes, se paga tarifas a cada mês para o banco por serviços que não se usam com frequência. De acordo com uma pesquisa do aplicativo de finanças Guiabolso, o custo médio de manutenção da conta foi de R$ 375,97 em 2019. Esse valor inclui gastos com serviços de saque e transferência.

Contudo, todos os bancos tem a obrigação de oferecer um pacote de serviços essenciais e não cobrar nada por ele. Segundo a resolução 3.518 do Banco Central (BC), feita em 2007 e atualizada em 2010 pelo texto 3.919: “é vedada às instituições mencionadas no art. 1º [aquelas autorizadas a funcionar pelo BC] a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais”.

Desse modo, esses serviços de uma conta corrente gratuita englobam:

  • Fornecimento de um cartão de débito;
  • Realização de até 4 saques por mês;
  • Realização de até 2 transferências por mês para conta da mesma instituição bancária;
  • Fornecimento de até dois extratos por mês;
  • Consultas pela internet ilimitadas;
  • Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês;
  • Compensação de cheques;
  • Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês.

É válido destacar que em caso de transferência de valores para um banco diferente, as tarifas de TED ou DOC exigem pagamento normalmente. Ademais, essa modalidade gratuita também permite o acesso a conta poupança. Garantindo assim, um cartão poupança, dois saques e dois extratos por mês, além de duas transferências mensais a contas do mesmo banco e consultas pela internet.

Como solicitar a conta corrente gratuita

A qualquer momento o cliente pode mudar sua conta para os serviços essenciais, não sendo necessário criar uma nova conta corrente. Para isso, é preciso se dirigir até a agência bancária e informar esse interesse. No entanto, o processo pode não ser tão simples.

Conforme explica Jeison Santos, fundador da Ubuntu Finanças, normalmente os bancos dificultam essa migração. "Há uma dificuldade, por que isso não é algo que o gerente de contas tem um ganho para meta dele, então ele não vai divulgar” diz e continua “porém, no momento em que se solicita essa migração para uma conta corrente gratuita o banco é obrigado a fazê-la de forma imediata e sem custos”.

Pela pouca divulgação, muitas pessoas podem não saber da existência dessa possibilidade. Mas, ao ter essa informação e o interesse por esse serviço, ele deve fazer a solicitação, visto que se trata de um direito do consumidor.

Então, caso o banco se negue a oferecer essa modalidade, pode-se entrar em contato com a Ouvidoria. E se o problema não for resolvido, Santos diz que é possível fazer uma denuncia ao BC.

Pessoa usando notebook com calculadora ao lado
Fonte: freepik

Bancos digitais

Ademais, há a opção dos bancos digitais. Os quais oferecem contas correntes gratuitas, além de serviços com taxas baixas ou sem taxa alguma. Inclusive, sem a cobrança de transferências por TED e DOC. E também, cartão de crédito sem anuidade em alguns casos.

Bancos Digitais são alternativas com 100% das operações online. Desde a abertura da conta até os serviços utilizados ao longo do tempo. Sendo assim, essas instituições costumam oferecer taxas menores que os bancos tradicionais.

Essas plataformas têm se popularizado. A fintech Nubank, por exemplo, teve um grande aumento de clientes no primeiro semestre deste ano. Passando de 11 milhões para 26 milhões de usuários entre janeiro e junho. Outros exemplos de bancos digitais são: Agibank, Banco Inter, C6 Bank, Modalmais, Banco Next, Neon, PagBank e Banco Original.

Por fim, é possível abrir uma conta corrente pelo próprio celular. Basta baixar o aplicativo da instituição desejada. Depois, fazer um cadastro, que normalmente exige tirar foto de documento com foto e informar o CPF. Feito isso, basta aguardar aprovação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes