Saiba como pedir restituição de tributo pago indevidamente

Devido ao sistema tributário complexo, muitas companhias podem pagar impostos a mais do que o necessário. Possibilidade de devolução do dinheiro é esperança em meio a crise.

Devido ao sistema tributário complexo no Brasil, muitas empresas podem pagar impostos a mais do que o necessário. Então, é possível pedir a restituição de tributo pago indevidamente e ter o dinheiro devolvido ou compensado em impostos posteriores. A seguir, saiba como evitar prejuízos e recuperar seu dinheiro junto ao Simples Nacional - uma vantagem em meio a crise que variados setores enfrentam durante a pandemia do novo coronavírus. Quem ajuda a explicar é o consultor tributário da Tax Consulting Brasil, Rogério Laviano.

Regimes tributários para empresas

São três os regimes tributários que uma empresa pode optar. O Simples Nacional é o mais descomplicado, além de dispor de alíquotas menores. Se encaixam nessa categoria, empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano.

Em seguida, há o Lucro Presumido. Nesse caso, o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CLSS (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) usam como base uma margem de lucro pré-fixada, que varia de acordo com o ramo da empresa. Ou seja, mesmo que o lucro obtido for maior ou menor que o estimado, a quantia a pagar será a mesma.

Por fim, há o Lucro Real, em que o cálculo do IRPJ e da CSLL tem como base o lucro líquido da empresa, feito os ajustes previstos na legislação. Há alguns setores que tem a obrigação de entrar nessa categoria. Bem como aquelas companhias que faturam mais que R$78 milhões ao ano.

Segundo o especialista, a burocracia é tanta que algumas empresas precisam de um setor inteiro dedicado a cuidar dessas questões. Nota-se ainda a mudança constante em regras tributárias, por isso os profissionais da área precisam se manter atualizados.

Finanças de uma empresa. Restituição.
Empresas podem pedir restituição de tributos pagos indevidamente. Fonte: unsplash

Inteligência Artificial na contabilidade

Diante do sistema tributário complexo, a tecnologia se torna uma aliada para identificar tributos pagos sem necessidade. O uso de um sistema de inteligência artificial pode conferir esses valores e indicar aqueles poderiam ter dedução.

A partir disso, a companhia optante pelo Simples Nacional pode pedir a devolução - restituição - dessa quantia à Receita Federal. Já as companhias que enquadradas nos outros dois regimes tributários podem exigir a compensação nos impostos futuros.

Desestímulo à criação de negócios

Assim sendo, a extensa burocracia no que tange às normas tributárias se impõe como um fator de desestímulo à criação ou expansão de negócios. O empreendedor pode se inibir ao deparar-se com esse cenário.

Além disso, a alta carga de impostos encarece o produto final que se comercializará. Há encargos federais, estaduais e municipais.

Reforma tributária

O ministro da Economia Paulo Guedes apresentou a primeira fase da reforma tributária no dia 21 de julho. A saber, ela prevê a unificação de dois tributos, o PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). A junção daria lugar ao imposto CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) em uma alíquota de 12%.

O envio do projeto gerou reações negativas do setor de serviços. Isso porque, atualmente eles pagam uma média 4,5%, menos da metade do que está sendo proposto. Já o setor da indústria, tem a possibilidade de abater os tributos ao longo das fases de produção.

Ademais, ainda não se enviou as outras três fases prometidas para a reforma.

Rogério Laviano afirma que uma reforma tributária é necessária, mas deve se discutir amplamente junto à analistas de variados setores. De modo a não penalizar nenhum ramo de serviço, comércio ou indústria. Ele cita a desoneração da folha de pagamentos como um dos pontos importantes a se avaliar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes