Saque-aniversário: entenda como funciona o recurso do FGTS

Segundo medidas anunciadas em julho de 2019, é possível realizar o saque-aniversário do FGTS. Você ainda tem dúvidas sobre o saque?

Desde o início de 2020 está valendo um novo modelo de retirada de dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): é o saque-aniversário. Na prática, trabalhadores então podem retirar uma parte do FGTS uma vez por ano. A seguir, saiba quanto é possível sacar e como é possível aderir ao saque imediato, entre outras dúvidas comuns.

 

O que é o saque-aniversário

Modalidade iniciara em 2020, o saque-aniversário permite que se realize saques anuais das contas do FGTS, inativas e ativas. Ela é retirada no mês do aniversário e nos dois seguintes, a contar da data de liberação. Entretanto, a partir de 2021, o trabalhador poderá retirar o valor comente no mês de aniversário. Quando você não realiza o saque, o valor volta automaticamente para a conta.

 

Quais as faixas de saldo?

Saldo saque-aniversário
Foto: reprodução/ministério da economia

Porém, não se trata do saque de todo saldo da conta, apenas de um percentual que pode variar conforme o valor disponível. O valor a ser sacado aumenta de acordo com a quantia que você possui. Não é obrigatório, mas leva em conta pontos importantes.

Além disso, o saque é referente a um percentual do saldo de todas as contas do trabalhador, não tendo distinção. Ou seja, todas as contas estarão sujeitas ao mesmo sistema e modalidade.

 

Direitos e riscos

Caso opte pela modalidade, você perde o direito à retirada do valor total da sua conta em cado de demissão sem justa causa. Ou seja, perde direito ao saque-rescisão. Assim, não poderá sacar o valor total do FGTS aqueles em casos de:

  • demissão sem justa causa
  • rescisão por culpa recíproca ou força maior
  • rescisão em comum acordo entre o trabalhador e empregador
  • extinção do contrato de trabalho a termo e temporário
  • falecimento do empregador individual
  • falência da empresa ou nulidade de contrato
  • suspensão do trabalho avulso

Contudo, continuará tendo direito à multa de 40% em caso de demissão, e tem direitos como aviso prévio e proporcional de férias. No caso de rescisão de contrato o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória. Além disso, Mesmo optando pelo saque-aniversário, as regras sobre a utilização do saldo do FGTS para compra de moradia própria não mudam.

A adesão ao saque não é obrigatória. Portanto, aquele que não optar pela adesão continua com os valores depositados na conta do FGTS, ganhando rentabilidade. É possível retornar ao saque-rescisão a qualquer momento. Porém, a migração ocorre apenas depois de 24 meses (dois anos) da data de adesão ao saque-aniversário.

O prazo para solicitação do saque-aniversário é o último dia útil do mês do seu aniversário. Após isso, apenas poderá ter o direito ao resgate no ano seguinte.

 

Como aderir?

Saques

Para aderir ao saque-aniversário, é necessário entrar nos sistemas da Caixa. Do mesmo modo, você pode realizar o processo através do app FGTS ou no site. O site também permite simular o valor e aderiri ao saque-aniversário. Caso você não faça a adesão, seu dinheiro continua mantido no Fundo de Garantia, e poderá ser retirado de acordo com as regras previstas por lei.

  1. Em primeiro lugar, entre no site da Caixa e acesse o link do saque-aniversário.
  2. Informe CPF, número do NIS ou e-mail cadastrado no sistema da Caiza e a senha. Apesrte não sou um robô e acesse
  3. Entre em Meu FGTS, no lado esquerdo da tela. Vão aparecer duas opções: Simulador Saque Aniversário e Opção Sistemática de Saque FGTS.
  4. Clicando em Simulador Saque Aniversário, aparecerá o valor que você terá acesso em caso de optar pelo saque-aniversário e o período de saque.
  5. Clicando em Opção Sistemática de Saque FGTS, você terá acesso à página que você pode optar pelo saque-aniversário e também simular o valor.
  6. Ao escolher o saque-aniversário, selecione a data de recebimento do FGTS (1° ou 10°) e selecionar se deseja receber pelos canais de pagamento da Caixa ou ter o crédito em conta de outra instituição financeira. E então, basta salvar. A base de cálculo do valor a receber ganha juros e atualização monetária do mês de saque ao optar pelo 10º dia.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes