5 dicas e tratamentos para diminuir as olheiras

De produtos naturais a procedimentos estéticos, confira o que fazer para ajudar a amenizar as manchas escuras abaixo dos olhos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As olheiras, aquelas manchas de tom arroxeado que aparecem na região logo abaixo dos olhos, podem ser um verdadeiro incômodo para quem sofre com o problema.

Afinal, essas marcas, principalmente quando são mais profundas ou formam pequenas bolsas e sulcos, acabam deixando o rosto com aspecto cansado.

 

O que são as olheiras?

 

A pele que recobre a área abaixo dos olhos é bastante delicada. Assim, se o tecido fica muito fino, quase transparente, é possível enxergar os vasos sanguíneos.

Quando esses vasos se dilatam, a pálpebra inferior fica inchada e ganha então uma coloração mais escura, azulada ou arroxeada, causando a olheira chamada de vascular.

Já as olheiras de tom marrom geralmente indicam uma alta concentração de melanina (pigmento que dá cor à pele) ao redor dos olhos. Por isso, são classificadas como olheiras pigmentares.

Há ainda olheiras que surgem quando a cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra nessa área. Isso pode ocorrer por hereditariedade, envelhecimento ou excesso de perda de peso.

 

Quais são as causas?

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Noites mal dormidas, cansaço, estresse, atrito na pele dos olhos, tabagismo, choro. Todos esses fatores podem levar à formação das olheiras.

Assim como outros problemas, entre eles maior vascularização das pálpebras (quanto mais irrigada a região, mais escura ela fica), alergias, questões hormonais e, claro, a carga genética.

 

Como amenizar as olheiras?

 

Apesar de gerar desconforto, a boa notícia para quem sobre com essas manchas escuras é que existem diversos produtos, tratamentos estéticos e também soluções caseiras que, se não resolvem o problema por completo, ao menos ajudam a suavizar a pigmentação da pele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira agora 5 dicas que podem te ajudar a diminuir as olheiras e ressaltar ainda mais sua beleza.

1. Cultive bons hábitos

 

Para hidratar o corpo todo, inclusive a pele da região dos olhos, é fundamental beber bastante água ao longo do dia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Também é importante manter uma alimentação saudável, incluindo, principalmente, alimentos ricos em vitamina C, já que ela fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. Evite o excesso de sal e bebidas alcóolicas, porque provocam inchaço. E aplique protetor solar todos os dias.

2. Aposte nas compressas

Compressas são grandes aliadas para reduzir as olheiras. (Foto: UOL)

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para aliviar o inchaço na região dos olhos, você pode aplicar compressas de água fria, que ajuda a reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos e melhora o aspecto de cansaço. Você pode envolver uma pedra de gelo e usar no local por cerca de 10 minutos.

Outra dica é utilizar chá verde ou de camomila gelado nos olhos. Os nutrientes desses chás acalmam a pele e promovem uma melhora na circulação sanguínea.

Para melhores resultados, enquanto faz as compressas, deite-se e mantenha a cabeça elevada.

Lembre-se também de sempre usar água fria na hora de lavar o rosto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Use o poder dos vegetais

 

Além das compressas frias, você pode usar as propriedades dos vegetais para diminuir a cor escura das olheiras. O pepino, por exemplo, contém flavonoides, que aumentam o tônus dos vasos sanguíneos.

Já a batata tem, entre outros componentes, vitaminas B e C, responsáveis por renovar a pele. Ela também é ótima  para combater radicais livres, que causam o envelhecimento da pele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Deixe rodelas cruas desses vegetais descansando sobre os olhos por 5 minutos e depois lave o rosto com água fria.

4. Faça massagens

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esfregar os olhos com força não é indicado, mas você pode fazer uma massagem delicada na área. Os passos são simples: deslize o dedo, pressionando levemente, do canto interno para o externo. Faça isso nas pálpebras superiores e inferiores.

Depois, dê batidinhas suaves na região. Por fim, feche os olhos e pressione, com movimentos circulares, o canal lacrimal, no canto interno do olho, por cerca de 10 segundos.

5. Invista em tratamentos estéticos

Preenchimento com ácido hialurônico
é um dos principais métodos para suavizar olheiras. (Foto: Dra. Mariana Dubrull)

 

Os procedimentos estéticos são queridinhos quando o assunto é olheira. Um dos mais famosos é o preenchimento com ácido hialurônico, que preenche os sulcos na área abaixo dos olhos, diminuindo a coloração escura, e também aumenta a firmeza da pele, proporcionando um visual mais descansado ao rosto.

Tratamentos que utilizam laser e luz pulsada também são opções bastante procuradas em clínicas de estética. A aplicação de luz na região das olheiras, especialmente a pulsada, combate o excesso de vascularização, que deixa as pálpebras mais escuras, e estimula a produção de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

BelezaComo diminuir as olheirasolheiraregião dos olhos
Comentários (0)
Comentar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -