Ibovespa abre em leve alta ainda sob efeito de resultado do PIB

Mercado ainda repercute resultado do crescimento da economia no trimestre, apesar da queda em abril da produção industrial

Depois de cinco dias em alta, o Ibovespa indica uma possível correção de rumo nesta quarta-feira, 2, ao abrir entre perdas e ganhos. No radar de investidores estão os resultados da indústria brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção industrial no mês de abril caiu 1,3% ante março. É um resultado bem abaixo do esperado pelos economistas, que projetavam crescimento de 0,1% no mesmo período.

Já na comparação anual, a produção industrial avançou 34,7%,  novamente abaixo dos 37% estimados pelo mercado. Seguindo numa direção positiva, ainda está a repercussão do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021, divulgado na véspera pelo IBGE. O indicador econômico teve uma alta de 1,2% em comparação ao quarto trimestre de 2020. Saltou 1% na comparação com igual mês de 2020.

Continua no radar dos investidores do Ibovespa a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, para entender a conduta do Governo Federal durante a pandemia. Hoje depõe a médica Luana Araújo, barrada pelo Governo Federal para cargo no Ministério da Saúde.

Com isso no horizonte, o Ibovespa abre em alta de 0,13%, aos 128.427 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 2 de junho de 2021

No cenário externo a calma predomina. Nos Estados Unidos, investidores aguardam a divulgação do Livro Bege pelo Federal Reserve (Fed). O indicador, que será divulgado na sexta-feira, deve movimentar o Ibovespa e outras bolsas ao redor do mundo ao sinalizar sobre o ritmo da atividade econômica dos Estados Unidos, mostrando continuidade no temor de que haja um aumento descontrolado da inflação americana.

Na Europa, também pesa o rumo da inflação nos Estados Unidos. Além disso, na região da Zona do Euro, foi divulgada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP). Ficou em 7,6% em abril, na comparação anual. Ficou acima da projeção de mercado, segundo dados da Refinitiv, e também acima do patamar anterior, de 4,3%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes