Ibovespa abre em alta com bons resultados no exterior

Bom desempenho de bolsas no exterior ajuda a elevar índice, mas Orçamento 2021 continua a pressionar ânimo de investidores

Depois da pausa do feriado do Dia de Tiradentes aqui no Brasil, o Ibovespa interrompeu a sucessão de quedas e abriu a quinta-feira, 22, em alta. Influencia o ânimo dos investidores com os bons resultados de bolsas do exterior registradas na véspera. Nos Estados Unidos, principalmente, há um otimismo de mercado quanto à perspectiva de recuperação econômica.  A boa notícia pela manhã veio da queda de 39 mil pedidos do seguro-desemprego nos EUA, na semana encerrada em 17 de abril. Agora, são 547 mil pedidos, informa o Departamento do Trabalho local. É o menor nível do indicador desde 14 de março de 2020.

Investidores analisam a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não alterar a taxa de juros da região. A instituição também optou por manter seu programa de compra de ativos, destacando que o ritmo de aquisições será mais elevado ao longo do trimestre do que nos primeiros meses do ano.

Os índices asiáticos fecharam o pregão com fortes altas. O índice Nikkei subiu 2,38%, após dois dias de perdas, enquanto o índice Topix marcou uma subida de 1,82%.  Às 10h15 (pelo horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 0,61%, aos 120.788 pontos. O dólar recuava 1,08% a R$ 5,490.

Ibovespa hoje, 22 de abril de 2021

Apesar do bom momento no exterior, investidores do Ibovespa olham com cautela para o mercado doméstico. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovou o projeto de lei que tirou programas emergenciais da meta fiscal e autorizou o  bloqueio de R$ 9 bilhões em gastos não obrigatórios do Orçamento 2021. a aprovação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira, 21.

Com isso, programas como o BEm e Pronampe, além de ações contra o coronavírus, não são contabilizados na meta fiscal. Assim, o governo consegue manter alguns gastos sem incorrer no crime de responsabilidade fiscal. A aprovação do projeto de lei ontem é forte indício de que o presidente sancionará o Orçamento nesta quinta-feira, prazo-limite.

Investidores também estarão de olho na fala do presidente Bolsonaro na Cúpula do Clima. O Brasil está no radar do mundo e também sob grande pressão devido à falta de uma postura do governo brasileiro quanto a ações para proteção do meio ambiente, contra o desmatamento da Amazônia e de um plano transparente quanto a ações e metaspara redução das emissões dos gases de efeito estufa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes