Ibovespa abre em alta com cenário doméstico ainda no radar

Além do Orçamento 2021, números do desemprego e primeira reunião do Comitê de Combate à Covid-19 são destaques

Após um dia conturbado, o cenário doméstico continua no radar dos investidores, que ainda tentam digerir a reforma ministerial e a troca no comando das Forças Armadas. O Ibovespa abriu em leve alta, de 0,04% às 10h11 (horário de Brasília), aos 116.893 pontos.

Ibovespa hoje, 31 de março de 2021

Enquanto mantém a atenção voltada para o Orçamento 2021, o mercado deve reagir aos números do desemprego no país, que ficou em 14,2% no trimestre encerrado em fevereiro, na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) Contínua divulgada hoje pelo Banco Central, que mostrou que pouca redução teve em relação à amostra anterior, e que 14,1 milhões de brasileiros ainda estão sem emprego formal.

Hoje, o mercado também acompanha com tenção três reuniões ligadas à pandemia. O Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, criado após pressão do Congresso e de governadores sobre o presidente Jair Bolsonaro, se reúne no Palácio do Planalto.  Também hoje,  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne em reunião pública extraordinária para decidir se libera o uso emergencial do imunizante da Janssem e pela autorização de pedido do Ministério da Saúde, para importação e distribuição da Covaxin. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga vai hoje à Câmara para discutir a crise da pandemia.

Na terça-feira [30],  o Brasil registrou mais um recorde de mortes diárias na média móvel, com 3.668 mortes em 24 horas.  Com isso, já são 12.664.058 casos e 317.936 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Só em março deste ano, já são 62,9 mil mortes, quase duas vezes mais do que o total de julho de 2020, o segundo com mais óbitos.

Já na noite de ontem, o governo federal assinou uma medida provisória que destina R$ 5,3 bilhões em crédito extraordinário para o Ministério da Saúde. O objetivo é que o dinheiro seja usado em ações de combate à pandemia do novo coronavírus, com o valor destinado à Fiocruz, ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (RS) e ao Fundo Nacional de Saúde.

Lá fora, os mercados esperam pela divulgação do pacote de Infraestrutura que será apresentado pelo presidente Joe Biden, em no valor de US$ 3 trilhões. Também nos EUA, a informação de que o país criou 517 mil vagas no setor privado em março, de acordo com o Relatório de Emprego ADP. Enquanto isso, as projeções dos economistas apontavam para criação de 550 mil novos postos de trabalho, de acordo com o Refinitiv, decepcionando um pouco o mercado.

O mercado também digere bons números apresentados na Europa e na China, que apontam recuperação da economia global, após os índices asiáticos fecharem em queda em sua maioria e os europeus operando perto da estabilidade há pouco.

Leia sobre o Ibovespa e mercado no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes