Ibovespa opera em alta nesta sexta, embalado por China e EUA

Números positivos da economia chinesa divulgados, nesta sexta-feira, se somam aos relatados pelos EUA, na quinta-feira

O mercado financeiro encerra a semana com um saldo mais positivo do que negativo em relação ao noticiário. Embora o Ibovespa tenha registrado na abertura leve queda, a sexta-feira, 16,  deve operar entre perdas e ganhos nesta manhã, com prevalência da expectativa de que ainda seja beneficiado pelas boas notícias que vêm de fora. A principal vem da China, que divulgou hoje o resultado de seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021, com crescimento de 18,3% ante igual período de 2020. Abaixo dos 19% esperados pelo mercado local, mas inegavelmente surpreendente.

Com a retomada da economia chinesa a uma velocidade acima do esperado, investidores deverão monitorar hoje empresas como a Vale. A China compra 70% de todo o minério de ferro exportado no mundo. Por causa da pandemia, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, enfrentou problemas com suas exportações, em 2020.  A recuperação do país asiático, que também divulgou o resultado de sua produção industrial nos três primeiros meses de 2021, com crescimento de 14%, deve ser incorporada pelo Ibovespa hoje.

Ibovespa hoje, 16 de abril de 2021

Com uma agenda econômica mais esvaziada lá fora, o mercado ainda deve repercutir os bons números da economia americana divulgados na quinta-feira, 15.  As vendas do varejo nos Estados Unidos cresceram 9,8%, em março, acima dos 5,9% de crescimento aguardados. Outros números positivos foram entregues pelo setor corporativo americano, com a divulgação de empresas e especialmente de bancos dos resultados referentes ao primeiro trimestre do ano, que vieram fortes, ratificando  a recuperação da economia americana.

No Brasil, os olhos dos investidores deverão estar voltados para a repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na quinta-feira, 15, anulou as condenações impostas ao ex-presidente Lula no âmbito da operação Lava Jato. O ex-presidente volta assim a ser elegível para eventuais disputas. O Senado também confirmou, ontem, os nomes para a CPI da Covid-19, que agora entra na fase de escolha do relator. Outra queda-de-braço com o governo federal.

No âmbito corporativo, destaque para a Petrobras. O Conselho da estatal se reúne hoje para formalizar o nome do general Joaquim Silva e Luna como presidente e também dos novos diretores executivos. O mercado deverá ter especial atenção às declarações de Luna no evento.

A MRV entra no radar após a empresa divulgar seu balanço do primeiro trimestre de 2021, ontem. A construtora registrou no período o maior volume de lançamentos em um primeiro trimestre de sua história, com R$ 1,7 bilhão em vendas, resultado de 9.996 unidades negociadas, alta de 58% ante o primeiro trimestre de 2020.

Às 10h37 (pelo horário de Brasilia) o Ibovespa subia 0,22%, aos 120.072,93 pontos.

Você pode gostar também
buy cialis online