Vale a pena investir na bolsa com pouco dinheiro? Veja as melhores opções

Investimento em ações, através da bolsa de valores, é altamente rentável. Não é necessário realizar grandes aportes, e o lucro não depende da habilidade de realizar compras e vendas, conhecido como trade.

A bolsa de valores no Brasil ultrapassou os 2 milhões de investidores. Mas afinal, ainda é uma boa investir na bolsa? O pequeno investidor tem chances? São diversos os mitos que circulam, desde o senhorzinho que só comprou ações ao longo de quatro décadas e ficou bilionário, até histórias de que 95% dos investidores de curto prazo perdem dinheiro. 

Para completar o cenário nebuloso, a simples ideia de ser acionista de uma empresa no Brasil, seja lá qual for seu tamanho, não é bem vista. Empreender está associado a uma elevada carga tributária, judicialização, e para piorar, leis e incentivos que mudam.

Tendo isto em mente, à primeira vista, comprar ações de empresa, ao menos aqui no país, parece ser loucura. No entanto, o potencial de ganhos, ou ao menos esta promessa, parece atrair cada vez mais investidores para este segmento.

Afinal, vale a pena investir na bolsa?

Em primeiro lugar, o investimento em ações de empresas através de bolsa de valores é de renda variável, ou seja, não há garantia de rentabilidade ou retorno. Mesmo as empresas que distribuem lucros podem apresentar quedas significativas em sua cotação.

Por este motivo, investimentos em Dólar, Ouro, e Bitcoin, também são considerados renda variável. Acompanhe aqui as dicas de Bitcoin para iniciantes.

Como fica o pequeno investidor?

As empresas listadas em bolsa no Brasil possuem valores de mercado na ordem de bilhões de reais. Qual seria o benefício de investir R$ 100, ou um pouco mais, nestas ações? A verdade é que é indiferente o tamanho do aporte na empresa, já que os lucros são distribuídos de forma proporcional.

Acredite se quiser, o acionista com uma única ação da Petrobras, que custa R$ 23, tem direito a participar das assembleias, receber bonificações, dividendos, e tudo mais que os grandes investidores têm direito.

Neste sentido, a principal característica do mercado acionário é a democratização dos investimentos. Talvez algumas décadas atrás houvesse uma má vontade por parte das corretoras, estes intermediários responsáveis pela negociação, em receber pequenos clientes, porém isto mudou.

Dá para ganhar dinheiro na bolsa?

Sim. Investimento em ações, através da bolsa de valores, é altamente rentável. Não é necessário realizar grandes aportes, e o lucro não depende da habilidade de realizar compras e vendas, conhecido como trade. Apesar disso, os influenciadores e vendedores de cursos vão tentar lhe convencer a estudar análise técnica, gráfica, fundamentalista, robôs de negociação, plataformas de notícias, entre outros. 

Na verdade, ao analisar as estratégias dos maiores investidores de bolsa de valores no Brasil, você não irá encontrar absolutamente nada disto.

Contudo, se existe uma característica singular aos maiores investidores da bolsa de valores no mundo, é a visão de longo prazo, além da força de vontade para manter uma estratégia que ao mesmo tempo é duradoura, porém adaptável. Veja aqui a lista dos maiores investidores do Brasil.

Ou seja, dá para ganhar dinheiro investindo em ações de empresas, mas não é um caminho fácil, nem tampouco rápido e seguro.

Day trade dá dinheiro?

Não. É provável que estes estudos afirmando que 95% dos Day traders perdem dinheiro seja exagerado, mas não tanto. Em síntese, Day trade consiste em executar diversas compras e vendas durante o dia, aproveitando-se dos movimentos normais no dia-a-dia de negociação.

Por outro lado, o Swing trade, que nada mais é que estratégias que compra e venda que duram alguns dias ou semanas, tampouco é eficiente para a vasta maioria dos investidores. De maneira similar ao Day trade, não apresenta boas probabilidades de ganho no médio e longo prazo.

Lembre-se: é possível encontrar algumas estratégias que vão funcionar por algumas semanas ou meses, mas o mercado de ações é imprevisível, e muda conforme a dinâmica dos participantes, e do próprio rumo das economias.

Análise técnica funciona?

Exemplo de gráfico com cotações, linha de tendência, indicador fibonacci

Depende, se funcionar significa ter um grau de acerto acima de 50% no médio e longo prazo, a resposta é não. Se houvesse alguma técnica infalível de ganhar dinheiro, todos os investidores iriam buscar a mesma solução, e no final ninguém lucra.

Desta maneira, análise técnica envolve o uso de indicadores de máximas, mínimas, médias móveis, volume, preços de abertura, fechamento, e similares. Seu objetivo é encontrar padrões e tendências que se repetem com frequência, estabelecendo possíveis cenários.

Igualmente, a análise gráfica faz parte da análise técnica, e procura estas mesmas informações, porém utilizando o gráfico das cotações históricas. Estes padrões, no caso, são figuras: bandeira, flâmula, ombro-cabeça-ombro, topo duplo, e afins.

Em suma, análise técnica não promete acertos acima de 50% estabelecendo altas ou baixas na cotação. O objetivo é estabelecer até que patamar pode cair, ou subir, após romper determinado nível de piso (suporte) ou teto (resistência).

Dois analistas profissionais podem enxergar o mesmo gráfico, com os mesmos dados de volume, e cada um irá proferir um viés diferente na análise. Nenhum deles está necessariamente errado naquele momento, apenas estão usando bases diferentes para a configuração dos cenários.

Assim, no vídeo abaixo Bruno Milanello do Mercado Bitcoin dá algumas dicas de trade utilizando análise técnica.

Como lucrar investindo na bolsa?

Investidor regando plantas, onde cresce dinheiro

Embora a teoria seja simples, na prática é bem complicado. O ideal é seguir a estratégia destes investidores de sucesso, realizando aportes regulares, buscando o longo prazo, sem compras e vendas a cada movimentação do mercado. Se você está se desfazendo de uma ação, o único motivo deve ser a necessidade de caixa, ou descontentamento com as perspectivas de longo-prazo para a empresa.

A princípio, é normal que uma empresa, por mais rentável que seja, passe por períodos de dificuldade, pois o mercado é dinâmico. Em períodos de crise, alguns setores vão sofrer mais que outros, mas isso não deveria ser a razão para abandonar um investimento com retorno esperado para algumas décadas.

Lembre-se: se fosse tão fácil seguir estes conselhos, não seria tão comum ver tantas pessoas perdendo dinheiro mesmo após se informar através de livros, cursos, vídeos, e afins.

Quer aumentar suas chances de sucesso no longo prazo? Aprenda a diversificar sua carteira de investimentos com ativos que não sejam muito semelhantes. Clique aqui para conhecer o artigo que o pessoal do Mercado Bitcoin preparou sobre este tema.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes