China proíbe instituições de fazer transações com criptomoedas

Para governo, volatilidade das moedas digitais prejudica a segurança da propriedade dos chineses

A China acaba de proibir o fornecimento de serviços relacionados a transações de criptomoedas por instituições financeiras e empresas de pagamento. O governo chinês também emitiu um alerta a investidores sobre a negociação especulativa de criptoativos.

A determinação é a de que essas instituições, que incluem bancos e canais de pagamento online, não devem oferecer aos clientes nenhum serviço que envolva criptomoedas, como registro, negociação, compensação e liquidação. 

A medida foi estabelecida por três importantes órgãos do país asiático: a National Internet Finance Association of China, a China Banking Association e a Payment and Clearing Association of China. "Recentemente, os preços das criptomoedas dispararam e despencaram, e o comércio especulativo de criptomoedas se recuperou, prejudicando gravemente a segurança da propriedade dos chineses e perturbando a ordem econômica e financeira normal", disseram as instituições em comunicado conjunto publicado nesta terça-feira, 18.

A proibição não impede que os chineses mantenham custódia das criptomoedas que já possuem. Exchanges e Ofertas Iniciais de Moedas (ICO), no entanto estão proibidas de fazê-lo. O comunicado reforça ainda que as instituições não devem fornecer serviços de poupança, fiança ou penhor de criptomoeda nem emitir produtos financeiros relacionados a criptomoedas.

O governo ressalta que por não serem sustentadas por valor real, as criptomoedas e as negociações que as envolvem são de alto risco, com os valores das moedas digitais sendo facilmente manipulados. O comunicado ainda lembra que os contratos comerciais não são protegidos pela lei chinesa. 

Yuan Digital

Em contrapartida à proibição que afeta o mercado de criptoativos na China, o país segue avançando com o lançamento de sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC), com o yuan digital tendo sucesso no último teste realizado na cidade de Suzhou, próxima a Xangai.

O teste consistiu em distribuir cerca de US$ 8,50 em CBDC para 181 mil consumidores utilizarem em lojas participantes de um festival, realizado na primeira semana de maio. A China é o país com projeto de CBDC mais avançado e deve se tornar o primeiro a adotar a própria moeda digital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes