Jovem indígena cria moeda digital para valorizar costumes

Elias Oyxabaten trouxe para o mercado a OYX, ativo lançado no final de 2020, mas ainda indisponível para uso

O mercado das criptomoedas deve ganhar, em breve, uma nova moeda digital com objetivos bem interessantes, como proporcionar a valorização da produção agrícola e cultural do povo indígena e favorecer a preservação de costumes.

A criptomoeda é uma criação do jovem indígena do estado de Rondônia, Elias Oyxabaten, que tem descendência Suruí, por parte de pai, e Cinta Larga, por parte de mãe. "Eu sempre quis trazer algo inovador, até que eu conheci a blockchain e busquei parceria de alguém que acreditasse no meu projeto", contou 

O projeto criado por Oyxabaten recebeu o nome de OYX, ativo digital que pode ser tokenizado e captar recursos para “buscar autonomia, segurança alimentar e uma renda mínima para a comunidade com valorização cultural e preservação do território”.

"Quando veio a pandemia, eu pensava em um jeito de ajudar minha comunidade, então a gente conseguiu fazer uma equipe para tentar criar essa moeda. Conseguimos lançar e teve repercussão mundial. Precisamos de autonomia sobre nossos territórios, nossos produtos, valorizar nossa produção, tirar o atravessador e foi para tentar solucionar esses problemas que criamos a criptomoeda", contou. 

O lançamento ocorreu em novembro de 2020. Infelizmente, com a pandemia, que afetou também o patrocinador do projeto com falta de recursos, a criptomoeda ainda não está disponível para uso, mas já disputa prêmio internacional entre projetos que tratam de sustentabilidade, além de questões socioambientais. A estimativa é de que cada unidade de OYX custe R$ 10.

Preservação da cultura - moeda digital

Oyxabaten argumenta que as pessoas que o acompanham, tanto no Cinta-Larga como no Suruí, têm boa expectativa em relação ao projeto, que pode trazer renovação, união e mais qualidade de vida. E que isso é um grande motivador. 

“Por isso estou na luta e não vou parar. Eu não vejo a tecnologia, a modernidade como uma coisa que vem acabar com a nossa cultura, mas sim que nos ajuda a preservar", diz.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes