Nova criptomoeda Chia ameaça preço e oferta de HDs

Desenvolvida pelo criador do BitTorrent, a Chia usa dispositivos de armazenamento de dados para validar transações

Desenvolvida pelo criador do BitTorrent, Bram Cohen, Chia é uma nova moeda digital criada com o objetivo de ser mais ecológica do que seus milhares de concorrentes no mercado. Analistas avaliam, no entanto, que assim como a mineração das criptomoedas tradicionais ajudou a promover alta no preço e escassez nos estoques de placas de vídeo no mundo, a Chia pode ser responsável por algo semelhante no setor de HDs e SSDs. 

Isso porque a nova criptomoeda utiliza dispositivos de armazenamento de dados para validar transações e gerar benefícios aos mineradores ao invés de depender de processamento de GPUs. Isso a tornaria mais sustentável ao consumir muito menos energia que a mineração de Bitcoin ou ether, por exemplo.

SSD para mineração

A empresa chinesa Jiahe Jinwei anunciou o lançamento de um SSD focado em mineração, apresentando rápida velocidade de escrita e leitura, assim como alta capacidade de armazenamento. O lançamento, segundo a empresa, tem dois objetivos: ao mesmo tempo que busca oferecer SSDs específicos para mineração da Chia, por meio de sua marca Powev, a Jiahe Jinwei também quer proteger o mercado de SSDs domésticos, que não são recomendáveis para este tipo de operações, já que para mineração da nova criptomoeda é mais importante a vida útil do dispositivo em terabytes gravados (TBW) do que a velocidade de escrita. 

“Esperamos que mais fabricantes de SSDs enfrentem os riscos e os testes que a Chia Mining trará ao mercado, protejam o mercado doméstico, protejam os interesses dos consumidores domésticos e cresçam juntos”, anunciou a Powev, que também divulgou que os SSDs da empresa devem ser disponibilizados apenas para mineradores e não vendidos no mercado de usuários tradicionais.

Atualmente, cerca de 500 HDDs são adicionados à cadeia de mineração da Chia por dia, totalizando 30 mil dispositivos de armazenamento já minerando a moeda, chegando a uma capacidade de 260 Petabytes (260.000 Terabytes).

Chia

Fundada por Bram Cohen, o inventor da rede BitTorrent, a Chia Network está construindo um blockchain melhor e uma plataforma de transação inteligente mais descentralizada, mais eficiente e mais segura.

Chialisp é a nova linguagem de programação de transação inteligente da Chia que é poderosa, fácil de auditar e segura. O blockchain é alimentado pelo primeiro novo algoritmo de consenso do estilo Nakamoto desde o lançamento do Bitcoin em 2008. As Provas de Espaço e Tempo substituem as “provas de trabalho” que consomem muita energia, utilizando espaço em disco não utilizado.

Você pode gostar também
buy cialis online