Nova criptomoeda Chia ameaça preço e oferta de HDs

Desenvolvida pelo criador do BitTorrent, a Chia usa dispositivos de armazenamento de dados para validar transações

Desenvolvida pelo criador do BitTorrent, Bram Cohen, Chia é uma nova moeda digital criada com o objetivo de ser mais ecológica do que seus milhares de concorrentes no mercado. Analistas avaliam, no entanto, que assim como a mineração das criptomoedas tradicionais ajudou a promover alta no preço e escassez nos estoques de placas de vídeo no mundo, a Chia pode ser responsável por algo semelhante no setor de HDs e SSDs. 

Isso porque a nova criptomoeda utiliza dispositivos de armazenamento de dados para validar transações e gerar benefícios aos mineradores ao invés de depender de processamento de GPUs. Isso a tornaria mais sustentável ao consumir muito menos energia que a mineração de Bitcoin ou ether, por exemplo.

SSD para mineração

A empresa chinesa Jiahe Jinwei anunciou o lançamento de um SSD focado em mineração, apresentando rápida velocidade de escrita e leitura, assim como alta capacidade de armazenamento. O lançamento, segundo a empresa, tem dois objetivos: ao mesmo tempo que busca oferecer SSDs específicos para mineração da Chia, por meio de sua marca Powev, a Jiahe Jinwei também quer proteger o mercado de SSDs domésticos, que não são recomendáveis para este tipo de operações, já que para mineração da nova criptomoeda é mais importante a vida útil do dispositivo em terabytes gravados (TBW) do que a velocidade de escrita. 

“Esperamos que mais fabricantes de SSDs enfrentem os riscos e os testes que a Chia Mining trará ao mercado, protejam o mercado doméstico, protejam os interesses dos consumidores domésticos e cresçam juntos”, anunciou a Powev, que também divulgou que os SSDs da empresa devem ser disponibilizados apenas para mineradores e não vendidos no mercado de usuários tradicionais.

Atualmente, cerca de 500 HDDs são adicionados à cadeia de mineração da Chia por dia, totalizando 30 mil dispositivos de armazenamento já minerando a moeda, chegando a uma capacidade de 260 Petabytes (260.000 Terabytes).

Chia

Fundada por Bram Cohen, o inventor da rede BitTorrent, a Chia Network está construindo um blockchain melhor e uma plataforma de transação inteligente mais descentralizada, mais eficiente e mais segura.

Chialisp é a nova linguagem de programação de transação inteligente da Chia que é poderosa, fácil de auditar e segura. O blockchain é alimentado pelo primeiro novo algoritmo de consenso do estilo Nakamoto desde o lançamento do Bitcoin em 2008. As Provas de Espaço e Tempo substituem as “provas de trabalho” que consomem muita energia, utilizando espaço em disco não utilizado.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes