Aprovação de Bolsonaro em 2021 é menor do governo, diz pesquisa

Gestão do presidente é reprovada por 54%, segundo levantamento EXAME/IDEIA divulgado nesta sexta-feira (23)

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é de 25%, segundo levantamento EXAME/IDEIA divulgado nesta sexta-feira (23). A rejeição chegou a 54% e atingiu o pior índice desde o início de sua gestão, em janeiro de 2019. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A desaprovação ao presidente é a mesma registrada pela pesquisa em julho do ano passado, quando o país enfrentava o pico da primeira onda da pandemia. Ao todo,  20% nem aprovam ou desaprovam o trabalho de Bolsonaro.

Foram ouvidas 1,2 mil pessoas entre 19 e 22 de abril.

Aprovação de Bolsonaro é menor no Nordeste

A aprovação de Bolsonaro segue, principalmente, na região Norte (51%), e entre pessoas evangélicas (44%).

Pessoas com idade entre 30 e 39 anos constituem a parcela com maior desaprovação ao presidente (57%). Regionalmente, a maior rejeição está no Nordeste (58%).

Já em relação à condição econômica, a aprovação de Bolsonaro é menor entre as classes D e E (55%).

Segundo Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa responsável pelo levantamento, o atraso na vacinação contra a covid-19 é um dos principais impactos para a rejeição. “A avaliação ruim é consequência de três fatores. O primeiro é a sensação de que a o ritmo de vacinação ainda não decolou. Em segundo, a gente teve semanas com recordes em relação ao número de mortos em decorrência da covid-19, e isso atrapalha a avaliação presidencial. Por último, a população não percebeu até agora um efeito positivo da nova rodada do auxílio emergencial”, avalia Moura.

Reeleição e Lula

A pesquisa também perguntou sobre as eleições presidenciais de 2022. 50% não querem que Bolsonaro siga no comando do Palácio do Planalto, enquanto 39% votariam pela sua reeleição.

Perguntados sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 52% dos entrevistados não o querem como presidente novamente, ante 41% favoráveis à eleição.

A sondagem ainda indicou pela primeira vez que Lula venceria Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno. O petista registrou 40% das intenções de voto, contra 38%.

Leia também:
10 vezes que Jair Bolsonaro menosprezou a pandemia de Covid-19

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes