Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados 2023

Eleição ocorreu na tarde desta quarta, logo após a posse dos 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados elegeu seu novo presidente para comandar a casa pelos próximos dois anos. Na lista da disputa pela cadeira, estavam os nomes do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), Marcel Van Hatten (Novo-RS) e o do presidente reeleito, Arthur Lira (PP-AL), que já era cotado como favorito no pleito.

Como foi a eleição para presidente da Câmara dos Deputados?

A eleição ocorreu logo após a posse dos 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022. As votações estavam marcadas para às 16h30 e só puderam começar com a presença de, pelo menos, 257 deputados no plenário.

As apurações foram realizadas por cargo, começando pelo presidente da Câmara. Após a contagem dos votos do novo presidente, foram apurados, ainda, os votos dos demais integrantes da mesa diretora, sendo: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Os demais cargos foram disputados pelos seguintes deputados: 1ª vice-presidência: Marcos Pereira (Republicanos/SP); 2ª vice-presidência: Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) e Luciano Vieira (PL/RJ), como avulso; 1ª secretaria: Luciano Bivar (UNIÃO/PE); 2ª secretaria: Maria do Rosário (PT/RS); 3ª secretaria: Júlio Cesar (PSD/PI); 4ª secretaria: Lucio Mosquini (MDB/RO). Os candidatos à suplência são: André Ferreira (PL/PE), Gilberto Nascimento (PSC/SP), Beto Pereira (PSDB/MS).

O que um candidato precisa para ser eleito presidente da Câmara?

Para ser candidato à presidência da Câmara, o deputado precisa vencer em um desses cenários: no primeiro turno, com a maioria absoluta dos votos; ou no segundo turno, com a maioria simples dos votos. A votação é secreta, feita por meio de sistema eletrônico e só ocorre mediante um quórum de 257 deputados.

No caso do primeiro turno, a maioria absoluta dos votos não significa o mesmo que a maioria absoluta da composição da Câmara. Para exemplificar: se somente 300 entre os 513 deputados federais votassem (mesmo que votem em branco), a maioria absoluta dos votos seria igual ou maior do que 151 votos, pois soma 150 (metade de 300) mais 1 (para constituir a maioria).

Quem é Arthur Lira?

Arthur Lira (PP), que já ocupava a cadeira da presidência, atuou como aliado de Jair Bolsonaro e, inclusive, fez campanha para o ex-presidente nas eleições de 2022. Ele é reconhecido como nome do Centrão, com o foi apelidado o grupo de parlamentares caracterizado por uma postura flexível frente às questões políticas, abertos a mudarem de posição conforme o contexto e o interesse.

O Centrão é visto como um fator decisivo em muitas votações e influencia diretamente o rumo da política brasileira.
Lira também é um dos articuladores das emendas de relator, como o famoso orçamento secreto – nome dado devido à falta de transparência na distribuição e no registro das emendas entre os parlamentares. Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o orçamento secreto como inconstitucional.

Quando o resultado final com o nome de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgado, Lira foi o primeiro chefe de um dos poderes brasileiros a reconhecer a vitória do opositor de Bolsonaro.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes