Denúncia da PGR contra Bolsonaro na íntegra: o que diz o PDF

Denúncia vai para as mãos de Alexandre de Moraes.

Na terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 indivíduos, acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O documento tem 272 páginas e está disponível para consulta.

>> Filhos do Bolsonaro: quem é quem no clã

O que diz a íntegra da denúncia da PGR contra Bolsonaro?

A denúncia da PGR alega que Bolsonaro liderou uma organização criminosa que buscava impedir a posse do presidente eleito, Lula da Silva. Entre os denunciados estão o ex-ministro e ex-vice na chapa de Bolsonaro, general Braga Netto, e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

VEJA AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

A PGR encaminhou o documento ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Quem são os denunciados?

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro inclui um total de 34 nomes, acusados de participação na tentativa de golpe de Estado. Entre os principais nomes da lista estão o próprio Jair Messias Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, além do general Walter Souza Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022.

Também foram denunciados o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, e o empresário Paulo Figueiredo Filho, neto do último presidente da ditadura militar.

Além deles, constam na lista nomes como Ailton Gonçalves Moraes Barros, Almir Garnier Santos, Ângelo Martins Denicoli, Bernardo Romão Correa Netto, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, Cleverson Ney Magalhães, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Fabrício Moreira de Bastos, Filipe Garcia Martins Pereira, Fernando de Sousa Oliveira, Giancarlo Gomes Rodrigues.

Constam ainda os nomes de Guilherme Marques de Almeida, Hélio Ferreira Lima, Marcelo Araújo Bormevet, Marcelo Costa Câmara, Márcio Nunes de Resende Júnior, Mario Fernandes, Marília Ferreira de Alencar, Nilton Diniz Rodrigues, Rafael Martins de Oliveira, Reginaldo Vieira de Abreu, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Júnior, e Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros.

Todos são acusados de envolvimento em um esquema que, segundo a PGR, buscava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e manter Bolsonaro no poder.

Você pode gostar também