Bolsonaro se vacinou? Saiba quando o presidente será imunizado

Apesar do desastre causado pela pandemia, o mandatário diz que será o última a se vacinar.

A vacinação no Brasil já chegou aos adolescentes, mas mesmo com o avanço da fila, ainda não há informação se Bolsonaro se vacinou.

Se realmente o mandatário ainda não foi vacinado, isso faz de Bolsonaro o único chefe uma democracia do G20 a afirmar publicamente que não se vacinou contra o vírus que já matou mais de 535 mil pessoas só no Brasil, e 4,41 milhões no mundo – até agosto de 2021.

Bolsonaro se vacinou?

Bolsonaro já declarou que será o último brasileiro a se vacinar, portanto, ele ainda não se vacinou. Em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Norte, no início do mês de agosto, o mandatário reforçou que que será o último brasileiro a se vacinar.

O presidente também chegou a alegar que não faria sentido o presidente “passar na frente” na fila de imunização. Mas em Brasília, onde Bolsonaro reside, a primeira dose da vacina foi aplicada em abril. Pessoas com a idade do presidente já receberam as duas doses da vacina.

Em outra ocasião, o presidente disse rejeitar a “vacina de São Paulo”, que na verdade se chama Coronavac e é desenvolvida pela empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Mas se Bolsonaro se vacinou ou não, vai ser difícil saber, isso por que o Palácio do Planalto impôs sigilo de 100 anos em relação a sua carteira de vacinação em janeiro.

Agora, se o presidente cumprir os planos do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ciclo vacinal de toda a população adulta do Brasil será até o final de outubro.ebc.png?id=1419029&o=nodeebc.gif?id=1419029&o=node

Veja a declaração do presidente, conforme vídeo divulgado pelo UOL.

Presidentes que já se vacinaram

Pele menos 17 integrantes do G20 – presidentes e ministros das maiores potências do mundo – já declaram publicamente que se vacinaram contra a covid.

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
Angela Merkel, chanceler da Alemanha
Salman bin Abdulaziz Al Saud, rei da Arábia Saudita
Alberto Fernández, presidente da Argentina
Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
Joko Widodo, presidente da Indonésia
Mario Draghi, primeiro-ministro da Itália
Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão
Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente do México
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes