Bolsonaro se vacinou contra a covid? Cartão de vacinação é revelado

Ministro informa que o ex-presidente se imunizou com vacina da Janssen

No dia que o Brasil resgistrou 668 mortes de pessoas vítimas da covid-19, Jair Bolsonaro se vacinou. Um registro no cartão de vacinação do dia 19 de julho de 2021 indica que o ex-presidente tomou a vacina, apesar do discurso contrário ao imunizante.

A informação foi trazida nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho. Segundo ele, há registro de uma dose única da Janssen no cartão de Bolsonaro e está em andamento uma investigação para saber se o registro foi adulterado para incluir a dose contra a doença.

A CGU enviou um ofício ao Ministério da Saúde para descobrir a origem do registro da dose no cartão do ex-presidente.

Bolsonaro fez diversas críticas às vacinas contra a Covid-19 e questionou, por vezes, a eficácia e segurança dos imunizantes. Ele chegou a declarar que não se vacinaria. “Não vou tomar a vacina e ponto final. Se alguém acha que a minha vida está em risco, o problema é meu e ponto final”, afirmou ele em 15 de dezembro de 2020.

Sigilo de 100 anos de Bolsonaro

No auge da pandemia do coronavírus e penúltimo ano do governo Bolsonaro, o então presidente decretou sigilo de 100 anos ao próprio cartão de vacinação e qualquer informação sobre as doses de vacinas que ele pudesse ter recebido. Á época, ele justificou que o assunto se tratava de sua vida pessoal e, por isso, ele poderia impor segredo.

Mas em janeiro de 2023, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência, o governo determinou à CGU que analisasse todos os sigilos impostos pelo governo Bolsonaro. Claro, o segredo sobre o cartão de vacinação é um deles.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes