Pacheco é quem foi eleito Presidente do Senado; veja número de votos

Rodrigo Pacheco comandará Senado até 2025

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado e do Congresso Nacional para os próximos dois anos.O resultado da eleição foi em primeiro turno nesta quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023, em votação secreta.

De acordo com a Agência Senado, para ser eleito presidente, o candidato precisaria ter pelo menos 41 votos, ou seja, maioria absoluta do Plenário da Casa. Os senadores votaram em tradicionais cédulas de papel, depositadas em urnas e apuradas por um grupo. As cédulas serão destruídas em seguida, como manda o Regimento Interno do Senado.

O mandato de Pacheco como presidente do Senado vai até 2025, tendo em vista que o mandato dos senadores é de oito anos.

Pacheco recebeu quantos votos no Senado?

Rodrigo Pacheco recebeu 49 votos contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN). A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1).

A votação se deu por meio de cédulas de papel inseridas em envelopes. A cédula continha os nomes dos candidatos por ordem alfabética e deverá ser assinalada com um "x" no nome escolhido. Depois de depositar o envelope na urna, o senador assinará a lista de votação.

O novo presidente do Senado tem 46 anos. Nascido em Porto Velho (RO), Pacheco cresceu em Passos (MG) e se formou na faculdade de direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou a carreira.

Em 2014, foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, ele foi eleito senador, com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes