Eleições 2020: como posso votar em branco e nulo?

Além da dúvida na hora de apertar os botões da urna, muitos não sabem a diferença entre essas duas modalidades de votos não válidos

Eleições 2020- No dia do pleito, é comum surgir dúvidas sobre como votar corretamente. Uma delas é saber qual a melhor opção: o voto nulo ou branco? O Jornal DCI responde as principais questões sobre essas duas modalidades de votos não válidos.

Eleições 2020: Como votar em branco?

Na urna eletrônica, é bem simples: basta apertar a tecla "branco" e, em seguida, "confirma." Voto branco é, geralmente, usado pelo eleitor que não decidiu seu voto. Antes da promulgação da Constituição de 1988, a lei eleitoral então vigente estipulava que o voto branco seria redirecionado para o candidato vencedor e, por isso, era entendido como voto do eleitor que estava conformado com a situação política.

É importante ressaltar que isso deixou de existir, ou seja, o voto branco é considerado um voto não válido.

Como votar nulo?

O leitor digita a combinação de números que não possui partidos ou candidatos registrados, como “00” ou “99”.

O voto nulo é aquele em que o eleitor manifesta que não concorda com as propostas de nenhum dos candidatos.

Eleições 2020: Qual a diferença entre voto nulo e branco?

A única diferença entre voto branco e nulo, além da questão estatística, já que são computados separadamente, é a forma como o voto é registrado na urna pelo eleitor. Os dois são considerados votos não válidos e não interferem nos resultados práticos, nas Eleições 2020. 

O que são os votos válidos?

"Votos válidos" são aqueles que são direcionados para algum candidato ou para algum partido. Sendo assim, eles são computados e interferem na eleição, diferententemente dos nulos e brancos. O artigo 77 da Constituição Federal de 1988, parágrafo 2º, por exemplo, ao mencionar a escolha do presidente, afirma que é eleito o candidato que “obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.”

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes