Eleições 2020: veja o que eleitor pode e não pode no dia da votação

Entre as novas regras das eleições 2020 está o uso obrigatório de máscaras, uso do álcool em gel antes e depois da votação e porte de caneta própria. Confira detalhadamente abaixo!

Devido a pandemia do Covid-19, as Eleições 2020 sofreram algumas alterações. As novas regras para o Dia da Votação foram adaptadas para garantir a segurança dos cidadãos e tentar evitar a proliferação do vírus.

Diante disso, o Jornal DCI apurou quais são essas instruções para que você possa votar de forma consciente e com todos os cuidados possíveis. Confira!

7 instruções para o dia da votação nas eleições 2020

Eleições 2020 dia da votação regras
As novas regras foram implementadas para evitar a propagação do novo coronavírus. (foto: edilson rodrigues/agência senado)

Uma das principais mudanças nas Eleições 2020 é a suspensão da identificação biométrica, pois de acordo com a Justiça Eleitoral, essa prática causaria aglomerações e filas maiores. Desta forma, o cidadão poderá votar com apresentação de qualquer documento com foto.

Além disso, novas regras foram acrescentadas, veja o que você deve ou fazer no dia da votação:

1. Uso de máscara

É obrigatório o uso de máscara, quem porventura chegar ao local de votação com o rosto desprotegido poderá ser impedido de entrar.

2. Álcool em gel

Para garantir a segurança dos cidadãos, todos devem passar álcool em gel em suas mãos antes e depois de votar.

3. Levar caneta

Não é obrigatório, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda ao eleitor que leve sua própria caneta para assinar o caderno de votações.

4. Horário de votação

A fim de evitar aglomerações e grandes filas de espera, o horário para votação foi ampliado e acontecerá das 7h às 17h. Para os eleitores com mais de 60 anos o horário preferencial é das 7h às 10h.

5. Manifestação silenciosa na votação

É permitida a manifestação individual e silenciosa dos cidadãos que desejarem apoiar um candidato com o uso de camisetas, bonés, broches e bandeiras.

6. Aglomeração de apoiadores

Está proibida a aglomeração de pessoas com vestimenta padronizada até o fim da votação.

7. Atividades permitidas e crimes

Na véspera do dia da votação, até às 22h do dia 14 de novembro, está permitido:

  • Distribuição de material gráfico;
  • Caminhada;
  • Carreata;
  • Passeata;
  • Ou carro de som.

Contudo, no dia da votação, 15 de novembro, as práticas citadas acima estão estritamente proibidas, incluindo ainda as divulgações e novas produções de conteúdos na internet. A princípio, a PF usará drones para monitorar e flagrar possíveis crimes durante a votação.

Qualquer violação destas regras pode implicar na aplicação de multa ao cidadão e candidato caso esteja ciente da ação ilegal. Além disso, os famosos "santinhos" também podem configurar crime se encontrados espalhados pelo chão no dia e até mesmo na véspera da votação.

Conseguiu compreender todas as instruções para as Eleições 2020? Então compartilhe este conteúdo, assim  seus amigos e familiares também ficarão cientes do que fazer ou não fazer no grande dia!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes