Eleições 2020: saiba as datas, horários e o que levar no dia da votação  

O Jornal DCI reuniu algumas dicas essenciais para você não se confundir no dia do pleito

Eleições 2020- Por conta da pandemia, o pleito desse ano sofreu diversas alterações. Muitos eleitores estão confusos com relação às novas regras. O Jornal DCI reuniu algumas informações importantes para você não se perder.

Eleições 2020: Quais são as datas?

O Primeiro turno vai acontecer no dia 15 de novembro. Já o segundo, nas cidades em que houver, no dia 29 de novembro. 

Qual o horário da votação?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso,  ampliou o horário de votação, nas eleições municipais de 2020, em uma hora por causa da pandemia da Covid-19.

  • O horário será das 7h às 17h (considerando o horário local)
  • O horário de votação de 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. No entanto, não será exclusivo para eles, eleitores de qualquer idade podem ir nesse horário.

Eleições 2020: Quais são os cargos?

Os eleitores devem votar em um vereador e um prefeito.

O candidato ao cargo de vereador é identificado com 5 dígitos, os dois primeiros estão relacionados ao partido.  Para prefeito, deve-se apertar apenas  2 dígitos.

Quando chegar na urna, a ordem,nas Eleições 2020,  é essa:

1- Para vereador: digite os cinco núemros que identificam o seu candidato. Como a eleição para vereador é definida pelo sistema proporcional, o eleitor pode digitar  os cinco números e votar diretamente no candidato ou inserir os dois primeiros e votar apenas no partido.

2- Para prefeito: são apenas os dois dígitos do candidato e a tecla “confirma

O que levar no dia da votação?

  • Nas Eleições 2020, é obrigatório o uso de máscara. Quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser barrado na entrada.
  • O eleitor deve passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.
  • O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.
  • Leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
  • Leve o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes