Eleições 2020: saiba como acompanhar a apuração dos votos

A partir das 17h, o eleitor pode visualizar as apurações, em tempo real, a partir do aplicativo “Resultados”, desenvolvido pelo TSE

Eleições 2020- Após sair da urna, é comum que o eleitor fique ansioso para saber o resultado do pleito. Os Boletins de Urna ( relatórios que contêm o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção) começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação), deste domingo.

Para que o eleitor possa se manter informado sobre os resultados,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o aplicativo “Resultados” . Ele pode ser instalado gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. O app é uma versão atualizada do "Apuração 2014" e tem sido usado desde as Eleições 2018.

De acordo com o TSE, atualizações irão ocorrer em um intervalo de 10 minutos.

Eleições 2020: Como funciona o “Resultados”? 

Depois da instalação do app no dispositivo móvel, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.

Depois de totalizados pelo TSE, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, por meio do qual qualquer um poderá buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.

Passo a passo para utilizar o app:

1- Ao abrir o app toque em "Próximo" e "Entendi" para pular as informações e, por fim, em "Li e aceito"

2- Caso você não tenha permitido o acesso à sua localização, terá que fazer isso manualmente. Para isso, toque em "Escolher local" no lado direito de "Brasil"

3- Selecione seu estado e município e toque em "Confirmar"

4- Na tela,  você terá acesso aos votos e percentual dos Prefeitos de sua cidade. Caso queira verificar os vereadores, deslize a tela para baixo e toque em "Vereador"

5- Para acompanhar a apuração de votos em geral, como eleitorado, eleitorado apurado, percentual de votos, basta entrar na aba "Totalização"

Outra alternativa: "Boletim na Mão"

Outra opção de aplicativo disponibilizado pelo TSE para acompanhar a contagem de votos é o Boletim na Mão. Esse aplicativo permite a leitura do QRcode contido no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter uma cópia desses relatórios no smartphone.

Para realizar a leitura do QRcode, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.Para realizar a leitura, basta abrir o aplicativo, tocar no ícone de câmera fotográfica localizado na parte inferior da tela, posicionar a câmera na frente do QRcode.

O app é um instrumento que contribui para aumentar ainda mais a transparência das eleições, já que  possibilita a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE após a votação.

Fontes: TSE e UOL Tilt 

Eleições 2020: em quantos vereadores eu posso votar?

Eleições 2020: saiba as datas, horários e o que levar no dia da votação  

Eleições 2020: saiba as medidas de proteção contra a Covid-19

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes