Eleições 2020: saiba os 5 benefícios do mesário

Os mesários podem ser convocados pela Justiça Eleitoral ou se voluntariarem no portal dos tribunais eleitorais. As vantagens em assumir essa posição no dia da votação variam de benefícios em dinheiro à folgas trabalhistas. Confira!

Eleições 2020 - A votação do primeiro turno das eleições municipais deste ano está chegando. Para que o sistema funcione e os eleitores consigam exercer sua cidadania, milhares de pessoas irão trabalhar em favor da Justiça Eleitoral. Cerca de 2,8 milhões cidadãos atuarão como mesários, convocados ou por voluntariado.

Para saber se foi convocado para ser mesário, basta entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral do município e consultar. Caso queira contestar a convocação, é preciso apresentar uma justificativa e esta será analisada pelo juiz eleitoral, para aprovação ou não do pedido de dispensa.

para se voluntariar, é preciso realizar uma inscrição no site do Tribunal Regional Eleitoral local, para os cidadãos de São Paulo, clique aqui e siga as instruções.

Diante disso, os mesários, além de contribuir para que a sociedade vote de forma segura e legítima, recebem alguns benefícios, que podem ser desfrutados a curto ou a longo prazo. Confira quais são!

Quais as vantagens em ser mesário nas eleições 2020?

  • Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral. Este pode servir para que os mesários universitários ganhem horas complementares, depende da instituição de ensino;
  • Auxílio-alimentação. Nas eleições 2020 será de R$ 40, a ser disponibilizado digitalmente;
  • Preferência no desempate em concursos públicos, caso esteja previsto no edital;
  • Folga de dois dias para cada dia trabalhado como mesário, no primeiro e segundo turno, e dias de treinamento. Ou seja, se o cidadão trabalhar os dois turnos, e participar do treinamento, terá direito a seis dias de folga;
  • Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes