2º turno: quantos dias antes da eleição não pode ser preso?

O Código Eleitoral proíbe prisões antes do dia de votação para garantir o exercício da cidadania aos eleitores.

O artigo 236 do Código Eleitoral proíbe a prisão de candidatos e eleitores dias antes da votação. Mas quantos dias antes da eleição não pode ser preso? Entenda como funciona a lei da chamada imunidade eleitoral no segundo turno de 2022

Veja também: Pode votar de bermuda?

Quantos dias antes da eleição não pode ser preso?

O Código Eleitoral garante a chamada imunidade eleitoral, que proíbe que candidatos e eleitores sejam presos dias antes e depois da votação, salvo em caso de flagrante. A regra visa permitir que todos tenham direito de exercer sua cidadania e não sejam impedidos de votar.

Eleitores

Segundo o artigo 236 do Código Eleitoral, a partir de terça-feira, 25 de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em caso de flagrante. A lei proíbe prisões de eleitores cinco antes da realização do pleito e a regra vigora até 48 horas após o dia de votação. Ou seja, do dia 25 de outubro até 1° de novembro, nenhum eleitor poderá ser preso.

Existem algumas exceções à proibição, eleitores que tiverem sentença criminal condenatória por crime inafiançável, forem pegos em flagrante cometendo algum crime ou desrespeitarem o salvo-conduto de outros eleitores poderão ser presos mesmo durante o período de imunidade eleitoral.

Candidatos

O Código Eleitoral também garante imunidade aos candidatos, que não podem ser presos 15 dias antes da eleição até 48 horas depois da votação, salvo em caso de flagrante. A regra tem como objetivo garantir o exercício da democracia aos políticos. Mesmo em caso de prisão em flagrante, o candidato ainda segue na disputa e pode ser votado na eleição.

Outras regras na semana de eleição

Segundo o calendário do TSE, outras proibições também vigoram no dia anterior à votação. Na véspera da eleição, fica proibido, a partir das 22h: propaganda política na televisão e na rádio; uso de alto-falantes ou amplificadores de som para campanha eleitoral; distribuição de materiais de campanha; carros de som com mensagens de candidatos e carreatas, passeatas ou caminhada.

As regras valem tanto para o primeiro quanto segundo turno e vigoram até 24 horas depois da finalização de cada turno.

No dia de votação, o TSE também impõe regras aos candidatos e eleitores. Durante o domingo do pleito, é proibido: qualquer tentativa de persuasão ou aliciamento para conseguir votos para partido ou candidato serão considerados crime de boca de urna; aglomeração de pessoas com vestimenta de candidato ou partido, a distribuição de santinhos e camisetas políticas nos colégios eleitorais.

Essas atitudes se configuram como crime de boca de urna, que pode acarretar em detenção de seis meses a um ano ou prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa que pode chegar até R$ 15.961,50.

Esse ano, o TSE proibiu o porte de armas de fogo em um raio de 100 metros de qualquer seção eleitoral, essa proibição entra em vigor 48 horas antes do pleito e termina 24 após o término da votação.

Em 2022, o órgão também definiu que é proibido ir à urna portando celular, câmeras, filmadoras ou qualquer aparelho que possa ameaçar o sigilo do voto. O eleitor que não entregar o equipamento ao mesário, deve ser impedido de votar.

Vestimenta do dia de eleição

Com relação às vestimentas, o TSE permite que os eleitores compareçam à seção com roupas confortáveis, como shorts, regatas, chinelos, sandálias e até mesmo descalço. Fica proibido apenas que o cidadão vá votar sem camisa, nu ou com roupa de banho, como sunga e biquíni.

No domingo de eleição, os eleitores podem também fazer manifestações políticas silenciosas, então, fica permitido o uso de roupas, broches, bonés, adesivos, bandeiras e acessórios que remetam a algum partido, candidato ou ideal político.

Aos mesários e fiscais, a manifestação do voto fica vedada, pois eles estão a serviço da Justiça Eleitoral. Esses funcionários devem usar roupas neutras no dia de votação.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes