Data eleição presidente 2022 e programação dos debates

Eleições já tem primeiro e segundo turno marcados

Este ano tem como grande importância o fato de ser o momento da definição de quem será o novo responsável por governar o Brasil. Por isso, é preciso ficar atento para qual a data da eleição para presidente em 2022, assim como de outros eventos importantes do período eleitoral.

Data eleição presidente 2022

A data da eleição para presidente 2022 será no dia 2 de outubro, que corresponde ao primeiro turno das eleições, segundo o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se for necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília, e a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada das 9h às 18h.

Além do cargo de presidente da República e vice, também haverá disputa para governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Já em relação aos eleitores, o quantitativo do público apto a votar nas eleições 2022 deve ser divulgado no dia 11 de julho. Segundo o TSE, o eleitorado brasileiro cresceu um milhão e meio de eleitores em abril, quando comparado a março de 2022. Ao final do mês, foram totalizados 149.836.269 eleitores, em que 79.224.596 eram mulheres e os outros 78.444.900 eram homens.

Quando é necessário ter segundo turno em uma eleição?

Para ser eleito, o candidato não precisa apenas ter mais votos que seus concorrentes, e sim obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos). Diante dessa definição, uma vez que for conquistada a chamada maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, não havendo necessidade de realizar um segundo turno. No entanto, segundo a Constituição de 1988, o segundo turno pode ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

Debate presidencial

Data eleição presidente 2022
Palácio da alvorada, residência oficial do presidente do brasil - foto: marcello casal jr/agência brasil

 

As emissoras de televisão e outros veículos de comunicação já definiram as datas de quando vão transmitir o debate presidencial de 2022, tanto para o primeiro, quanto para um possível segundo turno das eleições gerais. Há veículos que até mesmo firmaram parcerias para realizar a transmissão de forma simultânea. Veja como ficou o calendário e onde assistir:

Debate presidencial 2022 – Primeiro turno

6 de agosto: CNN Brasil
9 de agosto: Jovem Pan News
14 de agosto: Band
2 de setembro: Rede TV
8 de setembro: O Globo, Valor e CBN
13 de setembro: TV Aparecida
22 de setembro: Folha de S.Paulo e UOL
24 de setembro: SBT, Estadão, Veja e Novabrasil FM
29 de setembro: TV Globo

Debate presidencial 2022 – Segundo turno

3 de outubro: CNN Brasil
4 de outubro: Band
11 de outubro: Jovem Pan News
13 de outubro: Folha de S.Paulo e UOL
22 de outubro: SBT, Estadão, Veja e Novabrasil FM
28 de outubro: TV Globo

Quando começa a propaganda eleitoral 2022

Outro evento importante além da data da eleição para presidente em 2022 é de quando começa a propaganda eleitoral. Segundo o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, por meio da Resolução nº 23.674, o início está marcado para o dia 16 de agosto. A data marca a liberação da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.

Antes disso, no dia 12 do mesmo mês é a data final para o TSE publicar a tabela com a representatividade do Congresso Nacional, com a finalidade de definir a divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatas e candidatos. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para o primeiro turno das eleições 2022 será veiculada de 26 de agosto a 29 de setembro, e, em caso de segundo turno, a transmissão ocorrerá de 7 a 28 de outubro.

Acesse também: ELEIÇÕES: pode votar sem biometria em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes