Não votei na última eleição e não justifiquei, o que devo fazer?

O primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro,

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal. Dessa forma, aqueles que não comparecem às urnas durante os turnos das eleições precisam justificar a ausência, caso contrário ficarão em débito com a Justiça Eleitoral. Mas se eu não votei na última eleição e não justifiquei, o que preciso fazer? Confira abaixo.

Não votei na última eleição e não justifiquei, e agora?

Aqueles que não votaram na eleição passada e não justificaram têm até dia 4 de maio para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. De acordo com a Lei das Eleições, o prazo para o fechamento do Cadastro Eleitoral é sempre de 150 dias antes de cada pleito.

Confira abaixo o passo a passo do procedimento a ser seguido nesse caso: 

  • Acesse o site do TSE
  • Entre na página “Eleitor e eleições” e, em seguida, clique em “Quitação de multas”
  • Desça a barra de rolagem, preencha seus dados pessoais e consulte se você possui algum débito eleitoral
  • Caso tenha, é necessário emitir a Guia de Recolhimento da União e pagar a multa no Banco do Brasil, por meio de uma agência ou aplicativo
  • Aguarde a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito

Caso o procedimento não seja realizado dentro do prazo, o indivíduo fica em situação de débito, em que, segundo o artigo 7 do Código Eleitoral, não poderá: obter passaporte ou carteira de identidade; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição; pedir empréstimos; receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; reivindicar documentos que necessitem da quitação eleitoral; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; e se inscrever em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos.

Para estar com a situação eleitoral regularizada, é necessário ter o voto em dia, justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo), ou ter pago as multas solicitadas. Também é possível consultar a sua quitação por meio do aplicativo e-título, disponível para dispositivos com o sistema Android ou iOS.

Quando será a eleição de 2022

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. 

Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h.

Os cargos que serão disputados nas eleições de 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Leia também:

Voto em branco e voto nulo: entenda a diferença nas eleições

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes