Entenda o que é a CCJ, a comissão mais disputada da câmara

Com os novos nomes escolhidos para presidência do Senado e Câmara dos deputados, os parlamentares estão articulando quem vai presidir as comissões dentro das Casas.

A CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, é uma das mais importantes comissões tanto na câmara legislativa quanto no Senado e a escolha de seu presidente também. Os nomes que vão encabeçar as comissões serão escolhidos em março, após a indicação dos integrantes pelos partidos e a instalação dos colegiados.

Contudo, o nome de Bia Kicis (PSL-DF) chamou a atenção quando foi indicado. A deputada já se envolveu em polemicas sobre a pandemia e é investigada por cometer atos antidemocráticos. No Senado, um nome cotado é o do ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Entenda mais sobre a CCJ e suas funções.

O que é a CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Brasil, é a principal comissão da câmara dos deputados. Tem como principal função analisar, debater e votar quaisquer temas de natureza jurídica, como projetos, partidos políticos, anistia, emendas ou substitutivos, Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e verificar que eles não ferem alguma clausula da Carta Magna do país. A CCJ também existe no Senado Federal e analisa as propostas que estão tramitando no legislativo, além de analisar indicações de ministros.

O que faz a CCJ

A comissão é relevante, pois ela pode impedir projetos de tramitar dentro do Legislativo. Mesmo que as propostas passem por comissões especificas, como a de direitos humano, os projetos importantes devem passar também pela CCJ antes de ir para o Plenário. Casos de denúncia contra o presidente da República por crimes também passam pelo crivo da comissão.

A CCJ não tem poder de alterar textos ou propostas, apenas de dar um parecer contrário ou favorável a ele e analisar se os projetos não ferem a Constituição Federal. Na Câmara a comissão conta com até 66 titulares. No Senado 27 senadores constituem a CCJ.

Contudo, caso um texto seja vetado pela CCJ, ela ainda pode ir ao Plenário, se houve recurso de um décimo dos parlamentares.

Estrutura da comissão

Na CCJ, existe um presidente e três vice-presidentes, sendo vetada a reeleição para esses cargos. A comissão é definida anualmente na câmara e a cada dois anos no Senado.

O número mínimo de deputados para constituir a comissão é de 17 e o máximo de 66. O número de membros em cada uma das Comissões será decidido pela Mesa Diretora no inicio da sessão legislativa. Para isso, deve ser levado em conta o número de comissões, assim como a composição da Casa, de modo que se mantenha a proporcionalidade entre os partidos. Depois disso, é feito um calculo para saber quantas vagas cada partido tem direito na CCJ.

Já no Senado o número de membros constituintes de uma comissão é fixo, sendo a da CCJ de 27. O presidente da Casa escolhe quem vai engrossar a comissão por meio de indicação dos líderes dos partidos e blocos parlamentares. Tenta-se manter a proporcionalidade de partidos na medida do possível.

Após as indicações, a comissão se reúne para instalar os trabalhos e eleger o presidente e vice em votação secreta. Mas é comum que os lideres dos partidos busque um nome unanime para presidência.

Bia Kicis

Bia na comissão de constituição e justiça e de cidadania
Bia kicis (foto: câmara dos deputados)

Bia Kicis (PSL-DF) é o nome mais cotado para assumir a presidência da CCJ em 2021. Um acordo entre partidos pode elegê-la em breve. A deputada é conhecida por ser bolsonarista e defender os interesses do presidente da república. Além disso, Kicis já se envolveu em várias polêmicas no âmbito politico. Durante a pandemia, ela vem se manifestando contra o uso de máscaras e medidas de isolamento social, medidas recomendadas por órgãos de saúde. Ela também defende o tratamento precoce contra a COVID-19 com uso de medicamentos como hidroxicloroquina assim que surgirem os sintomas.

Além disso, Kicis também já defendeu intervenção das Forças Armadas na política, em um discurso na Câmara. A deputada é  investigada no inquérito dos atos antidemocráticos, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes