Quem deve substituir Pazuello no Ministério da Saúde?

O militar teria comunicado a Bolsonaro estar com problemas de saúde e por isso não poderia conduzir a pasta. Mas quem deve substituir Pazuello?

Em meio à pandemia do coronavírus, o general Eduardo Pazuello pede para sair do Ministério da Saúde. Ele foi o quarto a ocupar o cargo em menos de 1 ano. O militar teria comunicado a Bolsonaro estar com problemas de saúde e por isso não poderia conduzir a pasta. Mas quem deve substituir Pazuello?

Coincidência ou não, o pedido de afastamento acontece ao mesmo tempo que o chamado Centrão do Congresso exige mudança no comando da pasta sob pretexto de má gestão durante a pandemia. O atraso no cronograma de vacinação é uma das principais críticas. Mas além disso, a volta de Lula ao cenário eleitoral também teria influenciado a queda do ex-ministro.

 

Quem deve substituir Pazuello no Ministério da Saúde?

A informação é de que o Planalto busca por um agente ligado à saúde e não seja um político. Dois nomes já são cogitados para conduzir a pasta: Ludhmila Abrahão Hajjar e Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O primeiro nome, como divulgou o blog de Andreia Sadi, é o preferido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de deputados do Centrão.

Ludhmila abrahão hajjar
Ludhmila abrahão hajjar (foto: divulgação)

A goiana Ludhmila Abrahão Hajjar, 42 anos, é especialista em clínica médica – dirige a sua própria em São Paulo – cardiologia, terapia intensiva e medicina de emergência. Também é professora da Associação de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, diretora de tecnologia e inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, coordenadora de cardio-oncologia do InCor, além de participar de atividades assistenciais, de ensino e pesquisa.

Em entrevista à Folha de SP em abril do ano passado, a médica afirmou que havia um otimismo exagerado na Cloroquina, e reforçou que o remédio não era vacina - na contramão do presidente Jair Bolsonaro.

Notícias de política no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes