Rodrigo Pacheco: quem é o novo presidente do Senado?

O senador mineiro conseguiu mais da metade dos votos, totalizando 57, e se elegeu como sucessor de Davi Alcolumbre na Casa.

Com apenas seis anos de carreira política, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do senado com 57 votos. O candidato tinha apoio de Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-presidente da casa Davi Alcolumbre (DEM-AP). Sua principal oponente era Simone Tebet (MDB-MS), que teve 21 votos.

Quem é Rodrigo Pacheco?

Nascido em Porto Velho (RO), Pacheco foi criado na cidade de Passos, em Minas Gerais.  O senador tem 46 anos. Formou-se em direito na PUC Minas e se tornou advogado criminalista. Em sua carreira defendeu políticos e empresários em casos de grande repercussão, como o Mensalão.

Além disso, Rodrigo Pacheco foi conselheiro seccional por dois mandatos e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados na OAB. Em 2012 foi eleito Conselheiro Federal da OAB por Minas.

Carreira politica

Embora tenha alcançado um cargo alto na noite de ontem, a carreia de Pacheco começou há apenas seis anos, quando foi eleito deputado federal pelo PMDB. Em 2016 votou a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef. No mesmo ano, Pacheco concorreu à prefeitura de Belo Horizonte. Contudo, ficou em terceiro lugar e não foi ao segundo turno. Na ocasião, Alexandre Kalil foi eleito.

Foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da câmara, em 2017, quando validou as assinaturas das "Dez Medidas Contra a Corrupção". À época, presidiu a sessão que analisava as acusações de corrupção passiva contra o ex-presidente Michel Temer. Embora Pacheco tenha recomendado continuidade ao processo, se absteve da votação, justificando que seria imparcial.

Em 2018, Pacheco deixa o MDB e filia-se ao DEM, a ideia era concorrer ao governo de Minas. Contudo, sua candidatura não foi oficializada e ele concorreu, então, ao senado. Foi eleito neste ano, junto com Carlos Viana (PSD), seu mandato dura até 2027. Ontem foi eleito com 57 votos o novo presidente do Senado Federal.

Pacheco fez muitas alianças dentro da casa para conseguir apoio em sua candidatura. Partidos de direita, centro e até mesmo de oposição como o PT o apoiaram neste ano. Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, também foi favorável a sua eleição.

Rodrigo pacheco
Pronunciamento de pacheco (foto: agência senado)

O que defende Rodrigo Pacheco?

Pacheco está mais alinhado à direta politica, sendo aliado ao governo federal. Com relação a temas econômicos, Pacheco tem perfil liberal e votou a favor das pautas do ministro Paulo Guedes. Contudo, ainda sim Pacheco defende a prorrogação do auxilio emergencial. Em 2017, votou a favor da reforma trabalhista.

Mesmo sendo um liberal, recentemente votou a favor de um decreto que barrava a flexibilização do porte de armas. Ou seja, diferiu de Bolsonaro na chamada pauta de costumes.

Pacheco prometeu trabalhar com foco na saúde pública, crescimento econômico e desenvolvimento social. Também defende a vacinação de toda a população.

Criticas

A família de Rodrigo Pacheco é dona de empresas no ramo de transporte rodoviários. As companhias Viação Real e a Santa Rita são administradas por seu pai. Pacheco sofreu criticas, pois no ano passado, o ex-deputado Arnaldo Silva Júnior, próximo ao senador e assessor de seu gabinete, se tornou o novo diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes). A ANTT fiscaliza empresas do ramo de transportes, das quais sua família é dona.

Por isso, Pacheco estaria sendo acusado de facilitar a vida empresarial de sua família, usando seu poder político.

Em nota enviada à Folha, na época, o senador argumentou que: "Não administro e não sou sócio direto dessas empresas familiares. Não misturo atividade parlamentar com assuntos pessoais e profissionais".

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes