Voto pelo celular? Entenda o que o projeto 'Eleições do Futuro'

As “Eleições do Futuro” é um projeto de inovação para as eleições brasileiras. Segundo o TSE, “é usar a tecnologia em favor do cidadão, proporcionando ao sistema eletrônico de votação as evoluções tecnológicas disponíveis”. Sendo assim, os estudos e testes de votação on-line devem obedecer os pressupostos democráticos de segurança e inviolabilidade do voto, mas […]

As "Eleições do Futuro" é um projeto de inovação para as eleições brasileiras. Segundo o TSE, "é usar a tecnologia em favor do cidadão, proporcionando ao sistema eletrônico de votação as evoluções tecnológicas disponíveis".

Sendo assim, os estudos e testes de votação on-line devem obedecer os pressupostos democráticos de segurança e inviolabilidade do voto, mas também transparência das eleições. Além disso, o TSE acredita o novo formato pode tornar as "eleições ainda mais democráticas e acessíveis a toda a população, além de mais baratas e eficientes". Isso porque, para participar da votação, o cidadão precisa somente de um smartphone ou tablet com acesso à internet.

Vale ressaltar que a parceria com empresas privadas não interfere no modo de governabilidade. O TSE possui total controle do processo eleitoral.

Como será o teste das votações online em 2020

O teste de votação on-line acontecerá em 2020, nas eleições municipais. Contudo, apenas em três cidades brasileiras:  Valparaíso de Goiás (GO), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Contudo, os votos-teste serão fictícios e não influenciarão no resultado das eleições dos munícipios.

O juiz auxiliar da presidência do TSE e coordenador do projeto Eleições do Futuro, Sandro Vieira, explicou como será os testes em 15 de novembro.  "No dia da eleição, três empresas montarão estandes em cada local de votação. O eleitor que quiser participar da simulação receberá as orientações para votar", diz Vieira. "O TSE acompanhará os resultados." Ele diz que o tribunal não impôs limitações. "A empresa pode oferecer uma opção de voto só pelo computador, ou só por tablet, por celular ou isso tudo", afirma. "Queremos conhecer as opções do mercado", em entrevista ao portal Uol.

As eleições com votação online são seguras?

A tecnologia para votação on-line deve obedecer três exigências do TSE: Identificação do eleitor por biometria digital ou facial, sigilo de voto e mecanismos de auditoria.

"Sigilo e auditoria são coisas aparentemente incompatíveis, mas já é possível diante do desenvolvimento tecnológico que temos", afirmou Vieira, em entrevista ao portal Uol. "Uma das empresas inscritas no projeto brasileiro será a responsável pelos testes com votos válidos nas eleições do México marcadas para o ano que vem. Por enquanto, a Estônia é o único país no mundo que, desde 2004, oferece votação online segura", acrescentou.

Através da Uol
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes