Conheça 6 alimentos que ajudam a emagrecer sem esforço

A alimentação é a base para o shape dos sonhos e adicionando esses alimentos à sua dieta é possível alcançar ótimos resultados.

Já imaginou perder peso comendo? Parece mentira, mas de fato existem alimentos que ajudam a emagrecer e queimar gordura.

Para explicar como funciona, o DCI conversou com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, que ensina como inserir esses ingredientes em uma dieta saudável e nutritiva.

Alimentos que Emagrecem
Imagem: Reprodução / Unsplash

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que devo comer para emagrecer e perder barriga?

 

Segundo a nutróloga, o consumo diário de alimentos ricos em gordura, proteína e probióticos ajuda a emagrecer. Isso porque eles aceleram o metabolismo, melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos e auxiliam na queima de calorias.

Para começar, você deve introduzir à sua dieta alimentos que acelerem seu metabolismo e o façam trabalhar mais! De acordo com a Dra. Marcella, o ideal é ir adicionando os alimentos que ajudam a emagrecer aos poucos na rotina. Assim, eles farão parte de sua rotina e a perda de peso ocorrerá de forma fluída e sem sofrimentos.

Outro fator interessante que pode ser altamente benéfico para o emagrecimento, é apostar em boas fontes de gorduras e outros nutrientes que ajudam na saciedade.

Para facilitar, na sequência a médica nutróloga listou 6 alimentos para incluir na dieta alcançar ótimos resultados:

6 alimentos que ajudam a emagrecer sem esforço

 

1. Abacate

Em primeiro lugar, o queridinho dos apaixonados por guacamole. Rico em gordura do bem, magnésio e fibras, o abacate é uma fruta é poderosa!  De acordo com a  Dra Marcela, esse alimento ajuda na saciedade e  também ameniza o aumento das células gordurosas entre os órgãos abdominais.

Uma vez que contém magnésio, ele é crucial para a perda de peso saudável. Isso porque o abacate ativa centenas de enzimas que controlam a digestão, absorção e utilização de proteínas, gorduras e carboidratos.

Também auxilia no equilibro de açúcar no sangue, o que é vital para o emagrecimento. Além disso, o abacate traz glutationa, substância que contribui para equilibrar os níveis de cor e o potássio, substância que impede a retenção de líquido e inchaço.

Por esse motivo, a fruta encabeça a lista de alimentos que ajudam a emagrecer.

Alimentos que Emagrecem: Abacate
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de Consumo: por sua versatilidade, o abacate pode ser utilizado em diversas refeições e substituir alimentos.

No café da manha, troque a manteiga das torradinhas por uma pastinha de abacate.

Já no almoço, um mix de saladas com abacate também é tudo de bom. Por fim, uma guacamole para o jantar é exatamente que você precisa para terminar bem o dia!

 

2. Especiarias

 

Em segundo lugar na lista de alimentos que ajudam a emagrecer, temos as especiarias. Segundo a especialista, temperos como a pimenta caiena também ajudam na perda de peso. Isso acontece porque eles são ricos em capsaicina.

Com ação termogênica, essa substância é altamente benéfica para o processo digestivo. Poderosa, ela aumenta temperatura do corpo e a taxa metabólica em até 20%.

Além do mais, consumir essas especiarias combate o inchaço abdominal, auxilia a capacidade do corpo de converter alimentos em combustível e, finalmente, ajuda a controlar o desejo de doces.

 

Alimentos que Emagrecem: Pimenta
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de Consumo: para começar a inserir mais alimentos que ajudam a emagrecer na rotina, experimente um bowl de queijo cottage misturado com pimentões assados, salsa e pimenta caiena são uma ótima opção de almoço nutritivo e saboroso.

 

3. Fermentados  – Alimentos que ajudam a emagrecer

 

Para uma maior saciedade e absorção dos nutrientes, alimentos ricos em probióticos como o iogurte sem açúcar, o kefir e o kombucha são ótimos aliados do emagrecimento saudável.

Ademais, segundo a nutróloga,  o iogurte é uma ótima opção, ele contém proteínas que requerem mais energia para serem digeridos.

Como resultado, o corpo fica saciado por um período de tempo mais prolongado.

 

Alimentos que Emagrecem: Iogurte
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de consumo: Que tal um café da manhã com suas frutas preferidas mergulhadas em um iogurte grego? Delícia!!

 

4. Leguminosas

 

Se ainda não o faz, abuse dos feijões! Lentilha, ervilha, grão-de-bico e aquele feijão carioquinha podem ser o ponto-chave em seu trajeto para o emagrecimento.

Além de serem comuns em nosso dia-a-dia, as leguminosas são opções fantásticas para a a redução da taxa de digestão, pois ocupam mais espaço no estômago e, resultando numa maior saciedade.

E as vantagens do consumo desses alimentos são inúmeras! Uma vez que são ricas em ferro e fibras, elas são altamente nutritivas e, de fato, fornecem combustível abundante para nosso sistema gastrointestinal.

Enfim, outro ponto positivo é que as leguminosas se encaixam nos alimentos sem glúten sendo, portanto, ótimas opções para celíacos.

 

Alimentos que Emagrecem: Feijões
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de Consumo: com tantas leguminosas a nossa disposição, é possível montar um vasto cardápio e explorar muito a criatividade!

Primeiramente, teste o consumo como prato principal, petisco ou acompanhamento. Aliás, os feijões são uma ótima pedida!

Ainda é possível petiscar o grão-de-bico assado no forno, temperado com as especiarias que apresentamos anteriormente na lista de alimentos que ajudam a emagrecer.

 

5. Nozes e Sementes

 

Na sequência, mais ideias para o lanche. As nozes e sementes cruas também contêm as chamadas gorduras do bem, gorduras saudáveis que são benéficas para a saúde.

Ricas em magnésio, antioxidantes e ácidos graxos, elas auxiliam no combate à inflamações e na queima de gorduras, principalmente na diminuição de gordura na zona do abdômen.

Exemplos de sementes que podem ser incorporadas a outros pratos são as sementes de amêndoas, abóbora, girassol, linhaça e chia.

As duas últimas, por sua vez, também ajudam a manter a saciedade por ainda mais tempo.

Alimentos que Emagrecem: Sementes
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de Consumo: Lembra aquele café da manhã com iogurte e frutas? Você pode acrescentar nozes e sementes a ele.

As amêndoas podem ser um lanche bastante inteligente para pré-treinos, pois contém o aminoácido L-arginina, que ajuda a emagrecer e a queimar mais carboidratos.

 

6. Folhas verde-escuras também são alimentos que ajudam a emagrecer

 

Por último, mas não menos importante: quanto mais verde melhor! Alimentos com folhagens verde escuro (tais como acelga, agrião, brócolis, couve-manteiga e espinafre) são fonte de minerais, fibras e vitaminas. E o melhor: esses alimentos ajudam a emagrecer com saúde!

“Essas folhas possuem muito ferro, o que contribui para o transporte do oxigênio por todo o corpo, você será mais eficiente em seus exercícios e também desenvolverá músculos. Quanto mais músculos você tiver, mais gordura você queima em repouso”, explica Marcela.

De fato, por serem ricas tão ricas em ferro quanto as proteínas animais e conterem um alto valor biológico de zinco e vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, vegetarianos e veganos se beneficiam com o consumo desses alimentos.

Nesse sentido, as folhagens escuras também são excelentes amigas para diabéticos, uma vez que agem como forma preventiva à doenças renais e cardiovasculares, equilibrando o açúcar no sangue.

 

Alimentos que Emagrecem: Folhas Verdes
Imagem: Reprodução / Unsplash

Sugestão de Consumo: Se você está pensando que só há um jeito de comer verduras, você está enganado! Uma omelete de espinafre, um suco detox com couve e frutas ou um ensopado de acelga são algumas das inúmeras opções de se deliciar com folhagens dessa coloração.

Para finalizar, é importante ressaltar que todos os alimentos que ajudam a emagrecer  podem ser adicionados em uma dieta orientada e sem exageros. “O mais importante para o emagrecimento sadio é o déficit calórico sem muitas restrições e sem redução expressiva de calorias ingeridas, para não diminuir o metabolismo e causar um efeito sanfona depois”, finaliza Marcela.

Assim sendo, para um melhor desempenho, você deve aliar uma dieta com acompanhamento nutricional feito por uma profissional habilitada, aliada a exercícios físicos.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes