Eficácia da Coronavac e reações mais comuns da vacina

Vamos pontuar o que é eficácia e porque existem tantas diferenças de percentuais da Coronavac.

Você já deve ter se deparado com diferentes percentuais de eficácia da Coronavac e deve se perguntar por quê isso ocorre e qual dado deve ser levado em conta.

Além da eficácia de uma vacina, o sucesso da imunização depende da cobertura vacinal com as duas doses e da velocidade com que se consegue imunizar a população.

Aqui vamos pontuar o que é eficácia e porque existem tantas diferenças de percentuais da Coronavac.

O que é a eficácia de uma vacina? 

A eficácia é a capacidade da vacina em proteger o organismo a um determinado agente, no caso da covid-19, o vírus SARS-CoV-2.

Este termo é falado até a fase dos ensaios clínicos para se referir ao percentual de pessoas imunizadas, dentro do ambiente de estudo, que adquiriram imunidade ao vírus.

Já no caso da vacinação na população, o termo mais adequado é a efetividade da vacina.

Qual é a eficácia da Coronavac? 

A eficácia geral da Coronavac é de 50,38% e por mais que o percentual possa parecer desanimador, os pesquisadores garantem que não.

Isso porque nos resultados detalhados, a vacina se mostrou na população do estudo, ser 100% eficaz nos casos moderados e graves e 78% eficaz em casos leves.

Resumindo de maneira bem simples, quando aplicada a Coronavac em duas doses a vacina tem um grande potencial de reduzir o número de internações pela doença.

Leia também:

Que estudos foram feitos sobre a Coronavac?

Importante ressaltar que estudos clínicos de fase 1, 2 e 3 e pesquisas quanto a eficácia da vacina têm finalidades diferentes.

Os ensaios clínicos são feitos para descobrir dados de segurança e eficácia dos produtos e são feitos através de testes, divididos em fases, em milhares de pessoas.

O estudo que avalia se a vacina consegue ou não proteger o organismo de uma doença, no caso a covid-19, faz uma comparação entre casos leves, moderados, graves e óbitos de voluntários que contraíram a doença. Neste grupo está quem recebeu a vacina e também quem recebeu o placebo, e no caso, o ambiente dos estudos é controlado.

Qual são a taxa de eficácia da Coronavac? 

A Coronavac foi a primeira vacina a ser testada em uma população inteira, ou seja, comprovou sua efetividade também no mundo real, além dos ensaios clínicos de eficácia.

Na explicação do Instituto Butantan, é usado como exemplo o "Projeto S", que foi a aplicação em massa da vacina da Coronavac na cidade de Serrana. Quando se vacinou 75% da população adulta, foi possível controlar a covid no município.

Foram quase 28 mil adultos vacinados, e os dados mostraram que a Coronavac fez os casos sintomáticos reduzirem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95%. Tudo isso em Serrana.

Além de evitar a grande maioria das internações e óbitos pela doença, a vacinação conseguiu diminuir a transmissão do vírus, o que beneficiou, inclusive quem não se aplicava aos critérios de vacinação da pesquisa e não tinham sido imunizados.

Em outro estudo, desta vez feito no Chile, onde a Coronavac também foi aplicada em massa. Das 10,5 milhões de pessoas que receberam o imunizante, a efetividade foi de 67% nos casos sintomáticos.

A vacina também impediu, segundo o governo chileno, 85% de hospitalizações, 89% das entradas em UTIs e 80% dos óbitos.

Por que existem tantas diferenças de eficácia da Coronavac?

Coronavac: entenda todo o processo da vacina contra covid-19 no brasil
Foto: governo de sp

A proteção da Coronavac varia a depender do estudo, da faixa etária e do local. Ou seja, não basta a eficácia da vacina, é preciso um conjunto de fatores para chegar à imunização.

As taxas também variam de estudo para estudo se levarmos em conta que cada região e povo tem características genéticas distintas.

Além, claro, de se prever que diferentes regiões vão ter variantes do coronavírus que podem resistir mais ou menos à imunização.

É fundamental ter em mente que apesar da eficácia alta ocorrer quando a vacina supera 90% nos ensaios clínicos, uma taxa acima de 50% já é suficiente para diminuir internações e casos mais graves da covid-19.

Todas as vacinas utilizadas no Brasil são seguras e tiveram seu uso aprovado. Então, mais do que saber eficácia de cada vacina, você como cidadão precisa ter a consciência de que se vacinar é um pacto coletivo de proteção a si mesmo e ao próximo.

Quanto maior for o número de imunizados, melhor será os resultados para o controle da covid-19 no País.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes