Antecipação da vacina em São Paulo: calendário até 13 de julho

A antecipação só será possível porque o Governo comprou mais de 4 milhões de doses prontas da Coronavac direto da Sinovac, a fabricante chinesa.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) confirmou na quarta-feira, dia 7, que vai antecipar o calendário de vacinação em todo o Estado.

A antecipação só será possível porque o Governo comprou mais de 4 milhões de doses prontas da Coronavac direto da Sinovac, a fabricante chinesa. Mas antes de ser liberado para vacinação, as doses vão passar por teste de qualidade.

A vacinação vai antecipar em São Paulo?

O Governo de São Paulo anunciou em coletiva, no Palácio dos Bandeirantes, que a vacinação será antecipada, depois que o Estado adquiriu mais de 4 milhões de doses extras direto da Sinovac, a empresa fabricante da Coronavac na China.

Importante ressaltar que, como as doses vem prontas, sem a necessidade de produção e envase na fábrica do Instituto Butantan, a campanha de vacinação ganha mais velocidade.

Quais municípios de São Paulo deve antecipar a vacina? 

A compra das 4 milhões de doses extras foi, segundo o Governo Estadual, para agilizar o PEI (Plano Estadual de Imunização) nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Ainda conforme o Governo do Estado de São Paulo, os imunizantes poderão ser usados pelas prefeituras tanto para completar o ciclo vacinal com as duas doses, como para ampliação do público de primeira dose.

Apesar de ter anunciado a antecipação, João Doria explicou que a secretaria de saúde está reorganizando as datas para divulgar o novo cronograma.

Primeiro é preciso que as doses passem por um teste de qualidade para depois começarem a ser aplicadas.

A previsão é que o calendário com a antecipação saia até este domingo, dia 11 de julho.

Com as 4 milhões de doses a mais, a meta inicial do Governo de São Paulo de vacinar toda população adulta até o dia 15 de setembro pode ser antecipada.

Quantas pessoas já foram vacinadas em São Paulo?

Desde que começou a vacinação contra a covid no Estado de São Paulo, no dia 17 de janeiro,  27,6 milhões de doses já foram aplicadas, segundo vacinômetro do Governo de São Paulo.

Até a noite de quarta-feira, 7 de julho, 14% de toda a população do Estado já havia concluído o ciclo vacinal, ou seja, tomou as duas doses do imunizante ou a dose única da Janssen.

Leia também:

Como está o calendário de vacinação em São Paulo?

Nesta quinta, dia 8 de julho, o calendário contempla quem tem 39 anos, e são 143 mil pessoas para a vacinação.

Na sexta-feira  e no sábado, dias 9 e 10, ocorre a repescagem para que as pessoas com 39, 40 e 41 anos que não conseguiram se imunizar nos dias previstos no calendário possam ter acesso à vacina. Nas mesmas datas, quem deixou de tomar a segunda dose, não importa o grupo, também poderá se vacinar.

Mesmo no feriado de sexta-feira, dia 9 de julho, da Revolução Constitucionalista de 1932, toda a rede de vacinação da Capital estará aberta.

Como ainda não foi divulgado o novo cronograma da vacina, na capital o calendário desta semana está assim:

  • 39 anos - 08/07(quinta)
  • Repescagem 39 a 41 anos e D2 de todos os grupos - 09 e 10/07 (sexta e sábado)

Para a semana que vem, de 12 a 13, a Prefeitura de São Paulo já divulgou abertura da primeira dose para quem tem 38 e 37 anos, veja:

  • 38 anos - 12/07 (segunda)
  • 37 anos - 13/07 (terça)

Já no Estado, os próximos grupos a abrirem, até que haja a divulgação do novo calendário é:

  • Dos dias 15 a 29 de julho: Para quem tem entre 35 a 39 anos
  • Doas dias 30 de julho a 15 de agosto: Para quem tem entre 30 a 34 anos.

O que é preciso apresentar para se vacinar? 

Na Capital é obrigatória a apresentação do comprovante de residência no ato da vacinação. Também é preciso apresentar os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital.

Quem não tiver o comprovante de residência em seu nome pode apresentar o documento em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que leve também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação, os moradores da Capital podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes