Escalda pés relaxa e ajuda a melhorar a saúde do corpo

Saiba tudo que o banho de água morna pode fazer por você e aprenda receitas para preparar um delicioso escalda pés em casa.

Os pés são a fundação do corpo. Afinal, eles são responsáveis por sustentar nosso peso e nos guiar por todos os caminhos ao longo do dia. Por isso, cuidar bem deles é essencial. Os sábios orientais já sabiam disso há milênios. Tanto que deram início à prática do escalda pés. Agora, é a sua vez de entender todos os benefícios da técnica e aprender a preparar diferentes versões do banho em casa.

 

O que é e quais os benefícios do escalda pés?

benefícios do escalda pés
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Sim, aquele conselho da vovó para, logo depois de um dia cansativo, mergulhar os pés na água morna tem fundamento. Pois o escalda pés é, de fato, muito eficaz. E foram os antigos povos de China e Japão que perceberam seus benefícios para restaurar a saúde e o bem-estar do organismo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso é possível porque os pés, de acordo com a medicina oriental, têm terminações nervosas conectadas a diferentes órgãos. Assim, ao serem pressionados e aquecidos, esses pontos reequilibram a energia do corpo.

Entre as vantagens do escalda pés podemos citar, por exemplo, o alívio de dores e do estresse, pois acalma e relaxa os músculos. Também colabora com a beleza, já que hidrata a pele e facilita a esfoliação.

Além disso, ativa a circulação do sangue, o que ajuda a reduzir o inchaço nas pernas tanto quanto nos pés. Isso é ótimo para quem passa muito tempo em pé ou sentado ou sofre com problemas de circulação.

O escalda pés é indicado ainda para tratar micoses, insônia e até mesmo gripes e resfriados.

Por fim, pode ter efeitos positivos também na saúde emocional. Segundo a medicina chinesa, o banho morno auxilia a distribuir a energia yang, que fica na cabeça, para os pés, que representam a energia yin. Isso pode contribuir, então, com o tratamento de sintomas da depressão e da ansiedade.

Apesar de tantos benefícios, é importante ressaltar que a prática tem contraindicações. Como aumenta o fluxo sanguíneo, não deve ser feita por grávidas, pessoas com câncer em fase de metástase e hipertensos. Portanto, se você tem alguma condição de saúde, o ideal é consultar um médico antes de iniciar essa ou qualquer outra técnica.

 

Como fazer o escalda pés?

água morna para relaxar
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Você não precisa de muita coisa para desfrutar dos benefícios do escalda pés. Para esse autocuidado, basta, basicamente, uma bacia com água morna. O recipiente, no entanto, precisa acomodar bem os pés. Em seguida, mergulhe os pés até a panturrilha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

Você pode, além disso, acrescentar alguns ingredientes especiais e transformar a experiência em um spa caseiro. Use, por exemplo, sais minerais e óleos essenciais para potencializar os efeitos da técnica.

Para fazer uma massagem, coloque bolinhas de gude ou pedras de rio no fundo da bacia. Por fim, enxugue os pés e os mantenha aquecidos com o uso de meias.

 

Receitas para fazer em casa

 

Óleo de lavanda

A lavanda tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, essa dica de escalda pés reduz o inchaço nas pernas.

3 litros de água morna

5 gotas de óleo essencial de lavanda

2 ou 3 rodelas de laranja

 

Óleo de alfazema

Essa dica é para deixar os pés hidratados.

3 litros de água morna

4 colheres de sopa de sal grosso

8 gotas de óleo essencial de alfazema

 

Sal grosso e óleos essenciais

Uma receita de escalda pés para você relaxar e ainda combater a retenção de líquidos e o inchaço.

3 litros de água morna

3 gotas de óleo essencial de gerânio

1 gota de óleo essencial de cipreste

½ xícara de sal grosso

 

Use o poder das ervas

Quer aumentar os benefícios do escalda pés? Então acrescente ervas ou chás ao banho. Camomila, alecrim e erva doce são as mais indicadas por causa do efeito calmante. Ademais, você pode usar rodelas de laranja, canela em pau e hortelã.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes