Micose nos pés: saiba como prevenir e cuidar dos pés no inverno

A micose não é algo exclusivo do verão. Ela também pode aparecer no inverno e ser bem incômoda. Confira dicas de como tratar e se prevenir durante esse período.

0 183

Ao contrário do que se imagina, a micose nos pés não é algo exclusivo apenas no verão. No inverno, usamos mais sapatos fechados, meias de material sintético, e os pés tendem a ficar mais úmidos.

Ao fazermos isso, criamos condições favoráveis para o aparecimento da infecção. Afinal, a pele fica mais úmida e os pés recebem pouca ventilação, contribuindo para o aumento de fungos na região.

De acordo com a dermatologista Dra. Renata Bertino, “o grande problema é que durante o inverno as pessoas acabam descuidando dos cuidados com os pés, pois a região fica menos visível, facilitando o surgimento das micoses”. 

Ela também argumenta que, apesar de ser uma doença comum causada por fungos, se a condição não for levada a sério ela pode ser porta de entrada para que o paciente desenvolva novas infecções.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

micose nos pés
Imagem: Reprodução / StockSnap

Micose nos pés

A micose nos pés pode ser bem desagradável, porém há como tratá-la. Confira como identificar, os principais causadores e quais os tratamentos recomendados:

 

1. Como identificar

Em geral, os sintomas da micose são coceira na pele, manchas brancas e rachaduras entre os dedos. Além disso, em alguns casos, a unha também pode começar a apresentar deformidades.

 

2. Causadores de micose

No inverno, a micose nos pés costuma aparecer por conta do calor e umidade dos sapatos fechados. Além disso, calçados apertados e a má higienização destes também favorecem o ambiente para o surgimento de fungos na região.

 

3. Como tratar

De acordo com a Dra. Renata, “ao serem diagnosticadas cedo, as micoses têm fácil solução, bastando utilizar medicamentos antifúngicos tópicos, ou seja, feitos para passar no local com micose”.

Contudo, ela também reforça que, antes da aplicação de qualquer remédio, é necessário consultar um médico para receber o tratamento ideal.

 

micose nos pés
Imagem: Reprodução / takeapic

Como cuidar dos pés no inverno

Para evitar a necessidade de um tratamento ou passar pelo desconforto da micose, a prevenção é a melhor alternativa.

Cuidar dos pés é algo essencial durante todo o ano, porém no inverno alguns cuidados devem ser redobrados. 

 

1. Seque bem os pés

Após o banho, preste atenção na hora de secar a região. Passe também a toalha entre os dedos para evitar que as dobras fiquem úmidas, principalmente se for usar um calçado fechado depois ou colocar meias. 

Uma dica para manter a umidade longe é usar talcos para pés e sapatos, pois eles evitam o acúmulo de fungos que causam a micose.

 

2. Cuide das unhas

A cada duas ou três semanas, corte bem as unhas. Evite cortá-las muito rente ou tirar a cutícula em excesso, afinal ela é uma camada protetora da região.

Se usar esmalte, dê um descanso de 2 ou 3 dias para as unhas antes de pinta-las novamente.

 

3. Hidrate os pés diariamente

Durante o inverno, o corpo todo tende a ficar mais ressecado e a pele seca pode ocasionar rachaduras. Por isso, aposte em uma boa hidratação.

Diariamente, passe um creme para os pés bem potente, aplicando sempre após o banho ou antes de dormir.

 

4. Esfolie uma vez por semana

Uma vez por semana utilize um esfoliante para os pés. Ele deixa a pele ficar lisa e hidratada. Além disso, o produto também é recomendado para as regiões mais ásperas como os calcanhares.

Porém, atenção: repita apenas uma vez por semana e não mais que isso. Isso porque a esfoliação em excesso pode prejudicar a pele ao invés de hidratá-la.

 

5. De olho nos sapatos

Escolha sapatos que não fiquem muitos apertados e aposte mais no seu bem-estar. Usar calçados fechados o tempo todo não faz bem para a saúde dos seus pés. Então, quando puder, dê preferência para modelos mais abertos e confortáveis.

Outra dica é colocar os sapatos no sol uma vez por semana. Isso ajuda a secá-los da umidade causada pelo suor.

 

6. Faça uma massagem

Após um dia difícil, nada melhor que uma boa massagem nos pés. Isso no relaxamento e ainda alivia o estresse.

Aproveite também esse momento para observar se há alguma diferença na pele, como estão as dobras entre os dedos e a saúde das unhas. Por fim, caso note qualquer coisa errada, o melhor a se fazer é buscar um bom dermatologista e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes