Natal e Reveillon: infectologistas temem explosão da Covid-19 em janeiro

Apoiadores do governo federal lançaram hashtag #VaiTerNatalSim contra medidas de restrição das festas de Natal e Reveillon no Brasil

Natal e Reveillon, datas que são consideradas mais importantes para os brasileiros, tão quanto o Carnaval, terão de ser um pouco diferentes neste 2020. Ano em que a pandemia do novo coronavírus abraçou o mundo e deixou todos em estado de atenção e, agora, arriscando as confraternizações de fim de ano.

Problema esse que deve ser entendido e compreendido, uma vez que números de contaminados e mortos continuam subindo em quase todas as regiões brasileiras. Hoje (06) o número de mortos ultrapassou os 176 mil em todo o país. Pensando nisso, consultores da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBC) temem uma explosão da Covid-19 em janeiro.

O que dizem os infectologistas?

O infectologista Valdez Ramalho Madruga acredita que é há posicionamentos diferentes entre estados, municípios e União. "Tem governador que mandou cancelar evento mas em contrapartida, prefeito querendo manter, enquanto isso, o presidente não se pronuncia e faz descaso com a doença...a. população fica sem saber a quem obedecer”, ponderou Madruga ao site Uol.

Já para a infectologista Eliana Bicudo, que trata pacientes com Covid-19, falta postura e liderança para as autoridades principais do país. Ela teme ainda que se cada estado fizer o Natal e Réveillon do seu jeito, poderá haver um colapso. “Chegeu a ter calmaria em outubro e novembro, agora temos um boom de Covid-19 novamente, como foi em junho e julho; precisamos centralizar diretrizes para que os estados as cumpram”, disse a médica que trata pacientes com coronavírus.

O infectologista Leonardo Weissmann também é do time de precaução e acredita que as festas de fim de ano devam ser diferentes do tradicional. “A gente sabe que é um momento de confraternização familiar, mas não existe Natal e réveillon  ou horário restrito ao vírus”, comentou.

Ele defende ainda que, para evitar disseminação do vírus, o Brasil adote algumas restrições até de locomoção e lembra: “a pandemia chegou ao Brasil pelos aeroportos das grandes cidades e se interiorizou por meio das rodovias”.

Natal e Réveillon com restrição

O governo do Estado de São Paulo recomendou que as festas de fim de ano para este 2020 sejam restritas a um número máximo de 10 pessoas e que, principalmente, evitem a presença de idosos (principal grupo de risco da Covid-19).

O governador João Dória também proibiu festas de réveillon em bares, restaurantes e hotéis paulistas. Já em Belo Horizonte, a prefeitura proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e lanchonetes a partir de amanhã (07). No Rio Grande do Sul as festas de fim de ano também estão suspensas.

Para Eliane Bicudo, o Natal é diferente do Ano Novo que deve ser cancelado e esse ‘numero mágico’ de dez pessoas em um ambiente pode ser viável porem a realidade não é bem assim. “Depende do tamanho desse ambiente, ventilado e com número proporcional de pessoas”. Ela recomenda ainda que o anfitrião pergunte ao familiar convidado sobre ele ter tido contato com algum infectado nos últimos dias e se ele realizou teste para a doença. “Caso a resposta for positiva, o recomendado é não ir à festa”, diz.

Para os infectologistas, a falta de sintonia entre as autoridades acerca das restrições resultará em aumento de infecções e um janeiro complicado.

#VaiTerNatalSim

Afim de irem contra as restrições e medidas protetivas contra a Covid-19 de alguns estados, apoiadores do governo federal lançaram na sexta-feira (04) a hashtag #VaiTerNatalSim e mensagens de resistências à tradicional festa que os brasileiros mais prezam, começou a circular nas redes sociais.

Veja algumas:

Natal e reveillon: sem restrições, infectologistas temem explosão da covid-19 em janeiro
(foto: reprodução/twitter)
Natal e reveillon: sem restrições, infectologistas temem explosão da covid-19 em janeiro
(foto: reprodução/twitter)
Natal e reveillon: sem restrições, infectologistas temem explosão da covid-19 em janeiro
(foto: reprodução/twiiter)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes