Qual a melhor vacina para covid-19? Veja as comparações

Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, qual a é melhor?

Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, entre os imunizantes usados no Brasil, qual a melhor vacina para covid-19? De início, é necessário frisar que não existe, de maneira geral, uma vacina “melhor” contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus.

O que pode acontecer e o que vamos te explicar aqui é que determinados imunizantes, por algumas especificidades, podem ser mais indicados para certos grupos de pessoas, de forma a garantir a maior segurança e eficácia possível na imunização nacional.

Os benefícios da vacinação não são atingidos individualmente, de acordo com a preferência de uma pessoa por um ou outro imunizante, mas de forma coletiva.

Quanto mais pessoas vacinadas, independentemente da marca ou origem da vacina, menor será a circulação do vírus.

Além disso, todos os imunizantes podem causar reações adversas e não têm a capacidade de bloquear com absoluta eficácia a manifestação da doença. Seu objetivo é diminuir essa incidência e evitar que passe para um estado grave.

Portanto, em uma realidade de escassez de vacinas no mundo, a melhor vacina é aquela que se encontra disponível em sua região, de forma segura (sem riscos à saúde) e eficaz (garantindo proteção imunológica), tendo em mente as especificidades das medicações utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, a seguir apontadas.

Coronavac - Qual a melhor vacina para covid-19

Vacina coronavac
(foto: divulgação/gov de sp)

Sim, a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o instituto Butantan, é segura e eficaz, tendo seu uso regularmente aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em caráter emergencial.

Em relação à segurança, de acordo com a bula da medicação, a Coronavac é indicada para indivíduos com 18 anos ou mais que sejam suscetíveis ao vírus.

Também se alerta que não há resultados de estudos conduzidos com a vacina na população pediátrica, nem em gestantes e lactantes, embora estudos em animais não tenham demonstrado risco fetal.

Atualmente, o Ministério da Saúde utiliza a Coronavac para a imunização de grávidas e puérperas.

Sobre a eficácia, o Butantan divulgou que a Coronavac garante 78% de proteção contra casos de covid-19 leve que exigem atendimento hospitalar e 100% para evitar casos graves, internações e mortes pela doença.

A eficácia geral da vacina, sem levar em conta os graus da doença, é de 50,7% com 14 dias de intervalo entre as duas doses, mais do que os 50,38% divulgados no início do ano de 2021, com base nos dados iniciais do estudo clínico de fase 3.

Relacionado - Bula da Coronavac é divulgada; saiba quem não pode tomar

Vacinar da Astrazeneca

Vacina da astrazeneca vencida
Foto: pixabay

A vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com transferência da tecnologia à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é indicada para a imunização de indivíduos a partir de 18 anos de idade para a prevenção da doença do coronavírus 2019, conforme bula.

Não há dados atualmente disponíveis sobre o uso da vacina em crianças e adolescentes menores que 18 anos de idade e não se indica o uso por mulheres grávidas.

Alguns eventos adversos, incluindo óbitos, foram comunicados às autoridades de saúde após a administração da vacina Astrazeneca em grávidas no Brasil. Por isso, foi aberta uma investigação pela Anvisa.

Durante apuração, a agência sanitária recomendou que seja seguida a bula da vacina, sem o seu uso em grávidas.

Consequentemente, o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente a aplicação da vacina da AstraZeneca para gestantes.

Hoje, a recomendação do Ministério é que as gestantes e puérperas que tenham tomado a primeira dose da Astrazeneca aguardem o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

A vacina da Astrazeneca, após estudos, apresentou eficácia geral entre 62% e 90%, após a aplicação das duas doses. Conforme bula, o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser entre 4 e 12 semanas.

Pfizer - Qual a melhor vacina para covid-19

Efeitos colaterais da vacina pfizer
Efeitos colaterais da vacina pfizer: o que se sabe até agora sobre a segurança da vacina (foto: dado rudovic/reuters)

O imunizante que resultou de uma parceria entre os laboratórios Pfizer (estadunidense) e da BioNTech (alemã), geralmente nomeado de “vacina da Pfizer”, tem sido utilizada no plano vacinal brasileiro e é até preferida por alguns, em razão de ter baixa incidência de reações e alta eficácia.

Não existe, porém, vacina melhor. Esse imunizante, por exemplo, exige condições de armazenamento (em temperatura de -75ºC) que pode comprometer sua distribuição.

De fato, a eficácia geral da vacina Pfizer/BioNTech chama a atenção. Os estudos realizados entre 2020 e 2021 indicam que, após a administração das duas doses, o imunizante da Pfizer possui eficácia entre 80 e 98%.

Foi bastante divulgado no Brasil o resultado da terceira fase de testes da vacina, com o percentual de 95% de eficácia. Outras análises revelam que, mesmo com a aplicação apenas da primeira dose, a vacina da Pfizer apresenta níveis entre 50 e 60% de eficácia.

Em relação à segurança da vacina, atualmente, a bula do imunizante indica o uso em indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos.

No entanto, a Anvisa autorizou, em 11 de junho, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil, o que levará à alteração da bula.

A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa a ser aplicada em adolescentes a partir dos 12 anos no País.

Além disso, esse imunizante tem sido aplicado de maneira segura nas grávidas e puérperas, sem notícias de eventos adversos relacionados à aplicação.

Estudos recentes realizados em outros países confirmam a segurança da vacina da Pfizer nesse público. Por essa razão, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, grávidas que receberam a primeira dose da Astrazeneca terão o esquema vacinal completado por uma dose da Pfizer.

Vacina da Janssen - Qual a melhor vacina para covid-19

Tudo sobre a vacina da janssen
Foto: reprodução

A vacina da Janssen (braço da Johnson & Johnson) é a única aprovada para uso no Brasil em que, com apenas uma dose, são atingidos níveis satisfatórios de eficácia. Assim, diferentemente das outras vacinas disponíveis, o imunizante é aplicado com esquema de dose única.

Sobre sua eficácia, a bula da vacina informa que, após 14 dias da administração da dose única, a taxa média de eficácia vacinal é de 66,9% para casos sintomáticos de covid-19.

Em estudos específicos, a vacina apresentou taxa de eficácia de 72% nos Estados Unidos, de 68% no Brasil e de 64% na África do Sul.

O imunizante consegue impedir o desenvolvimento de casos graves em 76,7% das pessoas vacinadas há 14 dias e em 85,4% nos vacinados há 28 dias, também conforme bula da medicação.

A vacina da Janssen utiliza a mesma forma de ação da vacina da Astrazeneca (vetor adenoviral). Por isso, no dia 2 de julho de 2021, a Anvisa informou que as duas vacinas não devem ser aplicadas em mulheres grávidas.

Em relação à idade, a bula do imunizante informa que ele é indicado para indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos.

Leia também - Tudo sobre a vacina da Janssen: veja a eficácia e reações

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de renato

    não se tinha nenhuma esperança de prevenção a não ser ( isolamento, distanciamento, mascara, se higienizar e álcool gel). não se pode escolher a vacina o importante e vacinar.

  2. Avatar de cleo
    Cleo Diz

    Estou muito feliz porque tomei a primeira dose da vacina coronavac e espero que todos no Brasil consigam ser vacinados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes