Saiba como conseguir a cirurgia de redesignação sexual pelo SUS

A rede de saúde pública do Brasil disponibiliza tratamentos hormonais e psicológicos, além de cirurgias para a população trans.

Você sabia que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza tratamentos hospitalares e ambulatórios para a população trans no Brasil? Inclusive, é possível fazer a cirurgia de redesignação sexual de graça por meio da rede pública de saúde.

Processo transexuliador

O Processo Transexualizador foi instituído em 2008. Nele, estão disponíveis os acessos, pela população trans, a procedimentos como hormonização, cirurgias de modificação corporal e genital, assim como acompanhamento multiprofissional.

Além disso, o programa foi ampliado pela Portaria 2803/2013, que passou a incorporar homens trans e travestis. Antes apenas mulheres trans eram assistidas pelos SUS no processo.

Em 2006, o SUS concedeu por meio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde o direito ao uso do nome social, que travestis e transexuais escolhem para serem chamados. Depois em 2008, era possível que mulheres trans fizessem a cirurgia de redesignação sexual. Somente em 2019, o processo foi ampliado para homens trans.

Tratamento hospitalar e ambulatorial no SUS

A modalidade hospitalar é aquela que faz cirurgias e operações, como a redesignação sexual ou implante mamário. Já ambulatorial realiza acompanhamento psicoterápico e tratamento com hormonioterapia.

Redesignação sexual
Foto: wamu

Cirurgia de redesginção sexual

Para ter acesso à cirurgia, o individuo deve solicitar encaminhamento na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. Hoje, as filas de acesso para a redesignação sexual variam em torno de 10 anos. É importante procurar também o tratamento fora de domicílio (TFD) pelo SUS, para pessoas que moram em cidades onde não há serviços especializados.

Requisitos para cirurgia de redesginção sexual

  • Maior de 18 anos para iniciar processo terapêutico e realizar hormonização;
  • Maior de 21 anos para cirurgias de redesignação sexual, com indicação médica; e
  • Necessidade de avaliações psicológicas e psiquiátricas durante um período de 2 anos, com acompanhamentos e diagnóstico final que pode encaminhar ou não a paciente para a cirurgia tão aguardada.

O processo é demorado, pois conta com avaliações psicológicas e psiquiátricas durante um período de até 3 anos, com acompanhamentos semanais e diagnóstico final que pode encaminhar ou não a paciente para a cirurgia tão aguardada.

Poucos hospitais podem realizar o procedimento também. São eles: o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o HC da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, o HC da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, o HC da Universidade de São Paulo e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

A faloplastia, método destinado a homens trans que aumenta o tamanho do clitóris para se assemelhar a um pênis, é feita apenas em Goiânia e ainda é realizada em caráter experimental.

Espaço trans

Espaço trans é um clinica, localizado no Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que foi habilitado em 2014. Oferece acolhimento e atendimento integral a homens e mulheres trans que estão na fila de espera para cirurgias.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes