Vacina contra covid pode alterar DNA? 6 fatos sobre o imunizante

As vacinas contra a Covid-19 estão sendo alvo de muita desinformação pela internet. Confira o que se sabe de fato sobre os imunizantes, que passam por diversos estudos até a aprovação

A vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foi aprovada ontem (18) para uso emergencial contra a Covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com cinco votos positivos, de todos os diretores da agência.

Enquanto as cidades e os estados se preparam para receber as doses das vacinas, as autoridades tentam promover uma campanha de conscientização sobre a necessidade de aderir ao imunizante. Contudo, uma onda de fake news sobre as vacinas contra a Covid-19 percorrem pela internet. Na contramão da desinformação, checamos as maiores mentiras contadas sobre a vacinação e apresentamos os fatos sobre elas. Confira!

A vacina contra Covid-19 pode mudar meu DNA?

A vacina não tem potencial para alterar o código genético de células humana. Além disso, nenhum dos imunizantes que passaram da última etapa de análises, a fase 3, sequer utiliza métodos com a presença de tecnologia de DNA — o que inclui a CoronaVac e as demais vacinas em testes no Brasil, como a da vacina da Fiocruz. Especialistas afirmam que este tipo de vacina não é capaz de modificar nosso material genético porque a substância não chega ao núcleo da célula, onde fica o DNA. Elas são metabolizadas pelo nosso organismo fora do núcleo da célula, no citoplasma. 

A vacina da Covid-19 contém chips implantados para controle das pessoas? 

Não há nenhuma vacina em desenvolvimento no mundo que contenha qualquer tipo de microchip em sua composição. A CoronaVac, por exemplo, foi criada com base no próprio vírus. Os pesquisadores da Sinovac, laboratótio desenvolvedor da vacina, criam uma cultura do vírus em laboratório, o deixam inativo e aplicam em pacientes. Com isso, a produção de anticorpos é estimulada pelo próprio organismo humano. 

 

Vacinas podem causar autismo em crianças?

O estudo que teria demonstrado associação entre autismo e vacinas foi retirado da revista científica onde foi publicado, e o responsável, um médico inglês, teve o registro profissional cassado. Para provar o contrário, desde que este estudo foi publicado, outros pesquisadores realizam ensaios que embasam que vacinas não têm potencial de causar autismo. 

O mais amplo e completo estudo sobre o tema foi realizado na Dinamarca, pelo Instituto Serum Statens, e revelou o que os estudiosos e pesquisadores já sabiam: que não existe qualquer relação entre a vacina conjunta contra tríplice viral (VASPR) e o autismo. O estudo foi realizado relacionado com a vacina contra rubéola, varicela e sarampo pois esta é o maior alvo das fake news. No entanto, não há comprovação alguma que qualquer vacina pode causar autismo. 

A vacina CoronaVac não é segura? 

A CoronaVac passou por todos os testes laboratoriais requeridos pela Anvisa e atingiu uma eficácia geral de 50,38%. O estudo foi realizado no Brasil com um grupo de 13.060 voluntários. Isso significa que, deste total, 50,4% não se contaminaram contra a Covid-19. A vacina possui eficácia de 78% em casos leves da doença e 100% de eficácia de pacientes moderados, graves ou mortos. Ou seja, nenhum participante que tomou o imunizante teve complicações graves com o vírus - e nem morreu. 

Além disso, o diretor do centro de segurança clínica e gestão de risco farmacoepidemiológica do Butantã, Alex Precioso, afirmou que a Coronavac não registrou eventos adversos graves, além de dor no local da aplicação. Precioso disse que apenas 0,3% dos voluntários tiveram reações alérgicas, taxa que foi igualmente registrada entre quem recebeu o imunizante e quem recebeu o placebo.

CoronaVac não foi testada em idosos?

A Sinovac anunciou em setembro experimentos com 522 voluntários dessa faixa etária. O Instituto Butantan também tem estudos clínicos da CoronaVac com idosos e crianças. O ensaio clínico da CoronaVac contou com pouco mais de 12.000 voluntários, profissionais de saúde, em sete estados e no Distrito Federal. Os estudos estão sendo realizados desde julho. Os idosos são, inclusive, o público alvo da primeira etapa da vacinação no Brasil e em outros diversos países do mundo. 

Vacina causa infertilidade em mulheres?

Um vídeo postado em redes sociais afirmava que a vacina da Pfizer, produzida em parceria com a alemã BioNTech, causa infertilidade em mulheres. A notícia dizia que uma resposta imunológica contra a proteína spike poderia levar à infertilidade em mulheres por um período não especificado. A proteína spike é a estrutura usada pelo novo coronavírus para invadir as células humanas e nada tem relação alguma com a fertilidade humana ou com a capacidade de afetar o desenvolvimento de uma gestação. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes