Yoga em dupla: conheça os benefícios da prática

O yoga em dupla tem benefícios para o corpo, para a mente e também para a relação porque estimula a conexão e fortalece a confiança.

O yoga é uma prática milenar que equilibra corpo, mente e espírito e tem benefícios cientificamente comprovados. Apesar de ser comumente praticado de forma individual, o yoga em dupla é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque a atividade, quando feita a dois, acaba se tornando mais estimulante e descontraída, além de promover uma maior conexão entre os praticantes.

A prática do yoga é composta, basicamente, por exercícios de respiração, meditação e a realização de posturas. Seus benefícios são muitos: pode prevenir ou auxiliar no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Além disso, o yoga também traz ganhos físicos: ajuda a reduzir dores nas costas, tonifica e fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e a disposição.

+ Quantos anos tem a Rayssa Leal

Como funciona o yoga em dupla?

Yoga em dupla - posições
Foto: reprodução/core power yoga

O yoga em dupla é uma versão adaptada para a prática dessa atividade com outra pessoa e, assim como a prática individual, ela também traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. Mas, vai além: promove uma conexão mais forte com o parceiro, amigo ou familiar. O treino a dois, além de ser mais descontraído, acaba sendo estimulante. A professora de yoga Catherine Rocha Davies explica que: “O yoga em duas pessoas é interessante porque uma desafia a outra a fazer as posturas e isso motiva a prática. Além disso, também tem a questão de ajudar um ao outro, especialmente quando as duas pessoas estão em níveis diferentes”.

O yoga em dupla também é uma boa escolha para aqueles casais que desejam se reconectar porque é um momento de descontração, união e troca de confiança, visto que um precisa do outro para realizar as posturas. Em todos os casos, é importante que haja equilíbrio para que os dois praticantes sintam-se confortáveis com a prática. “Eu sempre recomendo que, principalmente no início, tudo seja acompanhado por um professor, mesmo se for em dupla. O professor orienta para que tudo seja feito da forma certa”, comenta Catherine. Ainda segundo ela, isso é importante também para evitar lesões.

Além disso, a professora alerta que é preciso cuidado para que a prática do yoga em dupla não se torne uma competição. “O yoga é uma atividade de autoconhecimento e conexão interior. Algumas pessoas, quando praticam com outras, podem tentar ir além do que conseguem e nem sempre isso é bom. O importante é escutar o próprio corpo e respeitar os próprios limites, senão perde o sentido”, avalia. Levando em conta tudo isso, o yoga em dupla só tende a trazer benefícios para quem pratica.

Benefícios

Yoga em dupla
Foto: reprodução/marco govel-stocksy united

Estimula a prática – uma pessoa incentiva a outra e ajuda a realizar as posturas.

Intensifica o treino – as posturas que exigem alongamento, por exemplo, podem contar com uma “mãozinha” do parceiro.

Fortalece a musculatura – assim como a prática individual, o yoga em dupla ajuda a fortalecer os músculos.

Ajuda no emagrecimento – além de atuar sobre a ansiedade, evitando compulsões alimentares, por exemplo, o yoga em dupla também queima calorias.

Fortalece a conexão do casal – a interação proporcionada pela prática a dois e benéfica para a relação, visto que o trabalho deverá ser feito em conjunto.

Aumenta a confiança – dar e receber apoio do parceiro, amigo ou familiar aproxima as pessoas, estimulando a relação de confiança.

Aumenta a flexibilidade – o estica e puxa promovido pela prática do yoga em dupla é muito benéfico no sentido de aumentar a flexibilidade dos praticantes.

Dicas para praticar yoga em dupla

Yoga a dois
Foto: pixabay

Tendo em vista todos os benefícios que o yoga em dupla proporciona, que tal convidar alguém e começar a praticar o yoga em dupla? Antes de começar, porém, leve em consideração algumas dicas importantes:

- Escolha alguém que gosta de yoga;

- Procure um parceiro que tenha um biotipo parecido com o seu;

- Se for fazer com crianças, cuidado com as quedas;

- Pratique a empatia, nem todos conseguem fazer as posturas desde o início;

- Prefira as posturas que exigem equilíbrio e que individualmente seriam mais difíceis de fazer;

- Confie no seu parceiro;

- Pratique sob a orientação de um profissional, especialmente se vocês estão iniciando na prática.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes