Yoga para crianças: saiba quais são os benefícios da prática para os pequenos

O yoga fortalece músculos e ossos, além de promover controle mental, desenvolvendo habilidades como calma e concentração

Indicado para promover benefícios físicos e mentais, o yoga para crianças vem se tornando cada vez mais popular. Isso porque a prática fortalece ossos e músculos, ensina práticas de boa conduta e, ainda, atua sobre a ansiedade e a falta de concentração, por exemplo.

Yoga para crianças: o que é?

Em primeiro lugar, vale lembrar que o  yoga é uma prática benéfica que busca o equilíbrio entre corpo e mente. Indicada para pessoas de todas as idades, essa atividade vem se tornando muito popular também entre pais e mães. Isso porque o yoga para crianças traz benefícios físicos e mentais, auxiliando em diferentes questões. “É difícil dizer quais são os benefícios do yoga para os pequenos porque eles são muitos. Mas, falando dos aspectos físicos, a prática ajuda a fortalecer, dar flexibilidade e elasticidade ao corpo. Já em relação à mente, desenvolve a calma e a concentração, por exemplo”, conta a professora Catherine Rocha Davies.

Além disso, a filosofia yogi conta com princípios de boa conduta que, segundo a professora, são válidos para auxiliar os adultos no desenvolvimento social de crianças que já entendem alguns conceitos: “Falar a verdade, ter autocontrole e disciplina, não desistir frente às dificuldades e aprender a dividir são alguns dos yamas e niyamas trabalhados no yoga para crianças. Quando elas convivem diariamente com esse tipo de pensamento, praticam e transmitem para o outro e isso cria um ciclo socialmente saudável”.

Crianças praticando yoga
Foto: reprodução/mini glow yoga

Qual a idade ideal para iniciar a prática?

Por meio da utilização de técnicas lúdicas, o yoga é indicado por especialistas a partir dos quatro anos de idade, que é quando a criança já tem facilidade para entender as orientações e realizar os movimentos de forma correta. No entanto, uma prática que está em alta é o yoga baby. Nessa modalidade, relaxar e estreitar laços são os pontos principais: ele vai ajudar o bebê a ter noites de sono mais tranquilas e, como é praticado com a mãe ou o pai, promove o afeto. Mas, é importante ressaltar que a liberação do pediatra e do obstetra (no caso de recém-mães) é indispensável.

Já para os maiores, brincadeiras, jogos cooperativos, histórias, posturas de animais e danças são formas divertidas de inserir os movimentos e conceitos no dia a dia das crianças. “Para elas, é uma forma de brincar. Mas, os professores especialistas são treinados para trazer as melhores e mais adequadas posições para cada idade com o objetivo de fortalecer o corpo e também falar sobre os conceitos de uma maneira que elas entendem com bastante leveza”, considera a professora de yoga.

Para quem tem interesse em conhecer e, quem sabe, começar a praticar o yoga com as crianças, Catherine indica o livro “Vamos brincar de estátua?”, de Lúcia Barros e Márcia de Luca. Voltado para a prática com os pequenos, a publicação traz os preceitos da filosofia yogi, posturas introduzidas por histórias, dicas de respiração e meditação e outros temas. “A prática constante faz com que a criança passe a prestar atenção em si mesma e a se observar. Assim, ela aprende a relaxar, focar no momento presente e a perceber como o corpo dela se sente em diversas situações”, finaliza a professora.

20 benefícios do yoga para crianças

Criança - yoga
Foto: pixabay

Então, quer saber como as crianças podem se beneficiar com a prática do yoga? Confira uma lista com os 20 principais benefícios dessa atividade divertida.

1 – Consciência corporal

2 – Desenvolvimento de ossos e músculos

3 – Aumento da flexibilidade

4 – Melhora da postura

5 – Desenvolvimento da coordenação motora

6 – Alívio de tensões física e mentais

7 – Manter a calma

8 – Manter a disciplina e a concentração

9 – Aumento da autoestima e autoconfiança

10 – Estimula hábitos mais saudáveis

11 – Melhora a convivência com outras crianças

12 – Desenvolve a imaginação e a criatividade

13 – Desperta as qualidades de cada um

14 – Melhora o foco para os estudos

15 – Promove a tranquilidade e a tolerância

16 – Promove o autocontrole

17 – Facilita a manutenção do peso

18 – Melhora a qualidade de sono

19 – Aumenta a força de vontade e a disposição

20 – Promove um estilo de vida mais feliz

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes