Quando sai o cartão de confirmação do Enem 2021?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para ocorrer em dois dias

O cartão de confirmação do Enem 2021 é um documento que traz as informações mais importantes para o participante fazer a prova, e a data em que ele é disponibilizado gera muita expectativa por parte dos estudantes.

Uma das principais esperar é sobre o local da prova. Ou seja, a sala específica em que o inscrito irá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, esse protocolo costuma ser divulgado em uma data específica.

Desta forma, é importante dizer que o cartão ainda não pode ser acessado, até o momento de publicação desta matéria. Contudo, você precisa saber como é a forma de encontrar ele, quando estiver disponível.

O que é o cartão de confirmação do Enem?

Além de indicar o nº de inscrição no Enem, o CPF, nome completo, o cartão de confirmação também é o local onde aparece, ao participante, o lugar exato, com endereço, número, sala e prédio de onde ele irá fazer a prova.

Contudo, vale lembrar que ele não é obrigatório de estar impresso no dia da prova. Ou seja, você não precisa levar ele, de forma física, para fazer o exame.

Entretanto, a recomendação é de que tenha ele em mãos, de fácil acesso, para não ter erro e entrar na sala correta, dentro do tempo estipulado, para a realização do Enem. Assim, quando estiver com ele, consulte com antecedência para saber seu local de prova exato.

Quando sai o cartão de confirmação do Enem 2021?

O Inep deve disponibilizar o cartão de confirmação do Enem a partir do dia 25 de outubro, faltando poucas semanas para a prova - como aconteceu nas edições passadas.

Como o Enem 2021, deste ano, está previsto para dois domingos (21 de novembro e 28 de novembro), é esperado que ele possa sair por volta do 25º dia deste mês.

Isso é baseado no dia em que o mesmo documento foi divulgado, nas últimas provas feitas no país. Isto é, no Enem referente ao ano passado, 2020, os alunos puderam ter acesso ao cartão, por volta de 15 dias antes da realização do exame.

Como acessar o cartão de confirmação do Enem 2021?

Para acessar o cartão de confirmação do Enem 2021, o candidato deve ir até o site da Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim, sempre confira a atualização do lugar para saber onde irá prestar a prova. Esse arquivo também poderá ser acessado por meio do aplicativo oficial do Enem para celulares.

Desta forma, quem fez a inscrição e pagou a taxa (ou que teve a isenção), poderá ter acesso a ele. Vale lembrar que os Correios não enviam mais o documento, como era até o ano de 2015. Então, é importante que você procure no site oficial acessar o cartão.

Essa demora ocorre por que há milhões de inscritos no Enem. Ou seja, é um processo que requer muita atenção para definir os locais de prova, que costumam ser mais perto da casa do indivíduo. Isto é, o Enem coleta algumas informações para adequar todos os estudantes e conseguirem aplicar a prova de forma organizada.

Quando estiver nessa página, você deve inserir o seu nº do CPF e a sua senha do sistema do governo federal. Caso tenha esquecido seu acesso, deve ir na opção "Esqueci minha senha".

Em seguida, clicar na opção da edição do Enem 2021, e no botão "Cartão de confirmação". No entanto, vale lembrar que caso ele ainda não teve a divulgação oficial, estará inacessível. Ou seja, espere até a data recomendada.

Na foto, um print da pagina participante enem 2021
Página do participante do enem 2021 - foto: reprodução/inep

 

Quando será o Enem 2021?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para ocorrer em dois dias. São eles, 21 e 28 de novembro. Ou seja, nos domingos de dois finais de semana seguidos.

No 1º dia, 21 de novembro, são 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, há também a redação.

No 2º dia, 28 de novembro, são 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Vale lembrar que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Portanto, lembre-se de chegar com antecedência no local da prova, para evitar atrasos e não deixar de fazer o exame. Todos os horários são o referente ao fuso-horário de Brasília.

Diferente do ano passado, a versão digital segue na mesma data que a impressa. Além disso, a 2ª chamada do Enem 2021 ocorre em janeiro do ano que vem. Caso encontre dificuldades, entre em contato com o Inep, por meio dos canais oficiais de comunicação desse órgão com o público. Um dos telefones é o 0800 616161.

Você pode gostar também
3 Comentários
  1. Avatar de maria do socorro carvalho araujo
    Maria do Socorro Carvalho Araujo Diz

    Estou inscrita

  2. Avatar de maria do socorro carvalho araujo
    Maria do Socorro Carvalho Araujo Diz

    Estou inscrita no ENEM 2021 , E AINDA NÃO VISUALIZEI MEU CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

  3. Avatar de thayane
    Thayane Diz

    Ainda não chegou meu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2021. 🤷‍♀️

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes