Calcinha absorvente: descubra as vantagens e desvantagens da peça

A tecnologia surgiu para reduzir o impacto ambiental causado pelos absorventes descartáveis. A cada ano, uma mulher usa cerca de 400 absorventes descartáveis. Mas quais as vantagens e desvantagens de investir na peça?

Ano após ano, tecnologias que substituem produtos descartáveis sem complicar a vida dos consumidores vêm ganhando força no mercado. A calcinha absorvente é uma dessas. Ela garante conforto e segurança para as mulheres, sem agredir o meio ambiente.

Impacto ambiental dos absorventes descartáveis

Em 1930 os primeiros absorventes descartáveis chegaram ao Brasil. Mas eles só começaram a se popularizar alguns anos depois, quando o mercado investiu no marketing apoiando o produto na sua praticidade e também ao associá-lo às mulheres “modernas”.

 

Calcinha absorvente de grife
Imagem: adoro farm (reprodução / pinterest)

 

A partir daí, surgiram uma variedade de absorventes: para diferentes intensidades de fluxo, para o dia ou noite, com coberturas diferentes e uso interno ou externo.

No entanto, a praticidade e a “modernidade” do absorvente descartável causam um impacto gigantesco ao meio ambiente. Pesquisas recentes mostram que uma única mulher gasta cerca de dez mil a 15 mil absorventes são usados por uma única mulher da puberdade até a menopausa. Assim, em um ano, são cerca de 400 absorventes descartáveis, que equivalem a R$ 300 e 4kg de lixo.

Além de gerar tanto lixo, o custo total que item gera é imenso. E ainda há mulheres que apresentam alergia na pele por conta dos componentes absorventes.

Nesse sentido, a calcinha absorvente é uma solução com múltiplos benefícios. Mas mesmo que pareça uma solução inovadora, na verdade ela se baseia nos hábitos que as mulheres tinham antigamente para conter o fluxo da menstruação.

Afinal, antes dos absorventes descartáveis, utilizava-se panos de algodão. Assim, era só lavar e eles estavam prontos para o uso novamente.

 

O que é a calcinha absorvente?

A calcinha absorvente é uma peça que possui muitas camadas de tecido de composições diferentes. Logo, juntos, eles são capazes de absorver todo o fluxo menstrual sem deixar vazar.

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é que é possível lavar como qualquer outra calcinha, para depois reutilizá-la.

 

Como usar 

Assim como outros tipos de absorvente, a calcinha absorvente deve ser trocada a cada 4 ou 5 horas. Mas o tempo de troca vai variar muito de mulher para mulher. Geralmente, em fluxos moderados ela não deixa nada escapar.

 

Como usar a calcinha absorvente
Imagem: reprodução / pinterest

No entanto, em casos de fluxo muito intenso, é bom fazer um teste para avaliar o tempo ideal de troca da calcinha. Ou seja, ela só vai vazar se o uso foi muito prolongado.

Inclusive, para qualquer tipo de absorvente não é recomendado passar muitas horas sem troca. Afinal, deixar a região exposta ao sangue e ao pano úmido pode causar infecções e irritações.

 

Qual a quantidade ideal de peças?

A quantidade ideal de calcinhas absorventes para cada mulher depende da intensidade do fluxo menstrual. Também de outros fatores como o clima para a secagem das peças. Portanto, dependendo das condições pode ser que duas sejam o suficiente.

Assim, enquanto uma está em uso, a outra seca. Ou pode ser que pelo fluxo e a disponibilidade de tempo para as lavagens, sejam necessárias três ou quatro.

Portanto, uma boa dica é testar! Compre duas calcinhas e passe o seu ciclo com elas. Ao final do ciclo ficará bem mais claro qual a sua real necessidade.

 

Como lavar?

O modo de lavagem da calcinha absorvente é praticamente igual a qualquer outra peça íntima. Basta lavar à mão com sabão neutro ou tirar o excesso e lavar na máquina junto com as suas outras calcinhas. Depois é só estender e deixar secar ao sol.

 

Vantagens da calcinha absorvente

A calcinha absorvente tem vantagens que outros produtos com a mesma finalidade não oferecem. Algumas delas são:

  • Conforto;
  • Alta durabilidade (até tres anos);
  • Praticidade no uso e na lavagem;
  • É sustentável;
  • Oferece poucos riscos de alergia;
  • Existem diversos modelos e formatos.

 

Desvantagens da calcinha absorvente

Entretanto, a calcinha absorvente envolve fatores podem afastar algumas consumidoras:

  • Alto custo inicial (o que pode ser considerado um investimento, se for comparado ao gasto total que os absorventes descartáveis geram ao longo da vida);
  • Dificuldade em encontrá-la em lojas físicas (já que a maioria é vendida somente pela internet);

 

Dica de marcas brasileiras

Se você ainda não usou calcinha absorvente e ficou interessada nesse produto, a lista abaixo vai te ajudar. Contudo, essas são apenas algumas das marcas disponíveis no Brasil que resolveram abraçar a confecção desse produto social e ecologicamente responsável.

 

Calcinha absorvente Pantys

A marca é uma das pioneiras no país e tem uma boa variedade de modelos e tamanhos. Recentemente, aliás, lançaram também o sutiã absorvente. Segundo a Pantys, as calcinhas se biodegradam em apenas 3 anos, enquanto os absorventes descartáveis demoram cerca de 500 anos! É possível comprar a calcinha absorvente da marca pelo site oficial.

 

Calcinha absorvente Korui

Bela Gil é a garota propaganda da marca de calcinha absorvente. Aprovada pelo ícone, a marca ainda tem pegada ecológica até nas embalagens, que são feitas com tinta vegetal e em papel 100% reciclável. Também podem ser compradas pela internet.

 

Calcinha absorvente Hope

A já consagrada marca de lingeries também se lançou nessa tendência mercado. Portanto, investiu em diversos modelos com tecidos confortáveis e que garantem a contenção do fluxo. A calcinha descartável da Hope está disponível no site oficial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes