Entenda como funciona os condomínios residenciais sustentáveis

A adoção de tecnologias sustentáveis nos novos condomínios residenciais é uma forte tendência. Une maior conforto, menor consumo de água, eletricidade e gás, e maior economia no bolso dos moradores.

A adoção de tecnologias sustentáveis nos novos condomínios residenciais é uma forte tendência nos próximos anos. Além de maior conforto térmico e acústico para seus moradores, os condomínios residenciais sustentáveis consomem menos água, eletricidade e gás. Dessa forma, as despesas condominiais menores ajudam também no bolso dos moradores.

Quais são as tecnologias sustentáveis dos novos condomínios?

Os novos empreendimentos consideram a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida de mais de 50 anos do condomínio. Alguns exemplos de tecnologias:

  1. Sistemas fotovoltáicos: para geração de energia elétrica capaz de atender a demanda das áreas comuns do condomínio e até abastecer os apartamentos. A adoção de modelos de energia solar por assinatura possibilita economias e sustentabilidade para todos os condomínios. Inclusive aqueles que não dispõem de verbas de investimentos ou espaço disponível.
  2. Aplicação de Internet das Coisas (IoT): para consumo consciente de água e energia. O uso cada vez mais intensivo de sensores e controladores permitem otimizar o uso dos recursos naturais. Por exemplo: controle automático da iluminação ao longo do dia. Ou ainda, ajuste programado da temperatura nos aparelhos de ar condicionado conforme o número de pessoas no salão de festas.
  3. Portaria autônoma virtual e Fachada inteligente autolimpante: Uso de tecnologia para controle de acesso e fluxo de pessoas, além de novos materiais e técnicas construtivas para maior conforto térmico. Os vidros duplos insulados nos dormitórios, vidros “habitat” nas salas e esquadrias vedadas com cremona de pressão diminuem o consumo de energia para condicionamento térmico. Além disso, amplas esquadrias em todas as dependências diminuem a necessidade de uso de iluminação artificial e, consequentemente, gasto de energia elétrica durante o dia.
  4. Área de estacionamento e recarga de carro elétrico: uma tendência forte nos países da União Européia que deve checar aqui nos próximos 5 anos.
  5. Coleta da água: a água gerada pela condensação dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva pode ser coletada, armazenada e tratada para utilização em irrigação dos jardins e das hortas comunitárias do condomínio.

 

Novos hábitos sustentáveis surgem com a facilidade da tecnologia

Além disso, a aplicação de Internet das Coisas (IoT) facilitará a adoção de novos hábitos sustentáveis dos moradores. Os moradores acompanharão em tempo real, no seu smartphone, o consumo de água, gás e energia de seu apartamento e do prédio. A partir do conhecimento dessas informações, os moradores podem buscar formas adequadas de balancear seu conforto, seu consumo de energia e seu gasto final. De fato, a informação dá poder de escolha para os moradores dos condomínios sustentáveis.

E mais, bons hábitos tendem a se multiplicar e perpetuar. O vizinho gostará de saber como você conseguiu reduzir o consumo de energia elétrica e economizar na sua conta de luz. Enfim, o impacto positivo no meio ambiente com economias no bolso se espalhará. Rapidamente todo o condomínio compartilhará as boas práticas sustentáveis.

 

A conta fecha!

Adotar novas tecnologias que permite reduzir o consumo de recursos naturais, assim como, os gastos, e ainda aumentar o conforto dos moradores parece mandatória. No entanto, ainda estamos distantes de estabelecermos um novo padrão para os prédios sustentáveis em grandes cidades brasileiras. O caminho está posto e os primeiros passos precisam ser dados. Provavelmente, começaremos pelas iniciativas que não exijam investimentos, como a energia solar por assinatura.

Alguns estudos apontam que um prédio é normalmente projetado para uma vida útil de 50 anos. Além disso, os prédios residenciais apresentam custos de operação e manutenção ao longo desses 50 anos compatível com seu valor de aquisição. Afinal, estamos falando de inúmeras despesas, tais como: condomínio, portaria, segurança, lavagem, pintura, água, luz, gás, entre muitos outros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes